Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Tipos de assinatura digital e eletrônica: saiba as diferenças

A assinatura digital tem o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita em documentos impressos – desde que obedeça as normas gerais e específicas de cada setor. Por isso, antes de utilizar essa tecnologia na sua empresa, é preciso conhecer os diferentes tipos de assinatura digital, bem como padrões e artefatos relacionados a elas. Desta forma, não corre o risco de sofrer possíveis consequências pelo mal uso do recurso.

As diretrizes padrão, estabelecidas pela ICP-Brasil no DOC-ICP-15, são fundamentais porque garantem tanto a interoperabilidade entre os sistemas de assinatura digital quanto a segurança e validade, facilitando a adoção e a consolidação do uso desta tecnologia.

Neste post, confira quais são os tipos, padrões e artefatos das assinaturas digitais. Acompanhe!

Quais são os tipos de assinatura para o meio eletrônico?

Segundo a ICP-Brasil, todo conjunto de dados eletrônicos associado a outro conjunto de dados eletrônicos que confira autenticidade ou autoria ao primeiro é uma assinatura eletrônica. Em bom português, isso significa que assinatura eletrônica é toda forma de subscrição que possa ser vinculada a um signatário. Nesse escopo, estão incluídos biometria, login e senha e o que chamamos de assinatura digital: todos eles identificam alguém.

Até a publicação da Lei 14.063/20, sempre mencionávamos a diferença entre os conceitos de assinatura eletrônica e assinatura digital – esta seria produzida exclusivamente por meio de criptografia assimétrica associada a certificados digitais, enquanto aquela seria um conceito mais amplo.

Saiba mais sobre as diferenças entre assinatura digital e assinatura eletrônica no vídeo abaixo: 

A MP 983/2020 é voltada apenas para a relação com órgãos públicos, e traz uma nova classificação das assinaturas eletrônicas por nível de complexidade, segurança e confiabilidade. Essa mudança cria uma nova nomenclatura para os diferentes tipos de assinatura digital e eletrônica e todas elas têm validade jurídica, desde que atendam sua respectiva política. Veja os detalhes a seguir:

1. Assinatura eletrônica simples

É o que se entende por assinatura eletrônica sem certificado digital, isto é, que permite a identificação de seu signatário associando um conjunto de dados eletrônicos a outro conjunto de dados associados a ele, como CPF, PIN, biometria, versão digitalizada da assinatura manual, senhas, token, geolocalização e e-mail, por exemplo.

2. Assinatura eletrônica avançada 

Aqui já elevamos o nível de segurança. A assinatura eletrônica avançada é associada univocamente a seu signatário – por meio de um certificado digital corporativo (não emitido pela ICP-Brasil), por exemplo -, criada com dados que ele pode operar com controle exclusivo e relacionada a dados de tal modo que qualquer modificação posterior seja detectável.

A validade jurídica deste tipo de assinatura já era amparada pela MP 2.200-2/2001, na admissão do certificado como válido pelas partes ou por quem ele foi apresentado.

Por conta dessas características, a assinatura eletrônica avançada também é considerada uma assinatura digital.

3. Assinatura eletrônica qualificada

E por fim, a assinatura eletrônica qualificada é aquela realizada com um certificado digital no padrão da ICP-Brasil, o nível máximo de qualificação. É o mesmo que a assinatura digital.

Padrões de assinatura da ICP-Brasil

Para a confiabilidade da validação e interoperabilidade entre sistemas, as assinaturas digitais ou assinatura eletrônicas avançadas e qualificadas seguem padrões específicos, seguidos pelas plataformas de assinatura digital. 

Os padrões de assinatura digital definidos pela ICP-Brasil são:

  • CAdES (para qualquer tipo de arquivo): a principal vantagem deste padrão é que ele permite a assinatura de qualquer tipo de documento. A assinatura pode ficar em um arquivo separado ou unificada com o documento original, entretanto, neste último caso, o arquivo gerado não consegue ser visualizado sem utilizar um verificador de assinaturas compatível. 
  • XAdES (em arquivos XML): padrão com as vantagens da linguagem XML, permite também a assinatura parcial de documentos.
  • PAdES (próprio para arquivos PDF): visualização e troca facilitadas, permite representação visual da assinatura.

Formatos de assinatura digital de acordo com seus artefatos

Derivados dos padrões de assinatura digital, existem os artefatos das políticas de assinaturas digitais, ou seja, informações adicionais contidas na assinatura, necessárias para sua validação. Estes dão origem a cinco formatos de assinatura digital, tal como exposto no DOC-ICP-15

Confira quais são os formatos de acordo com os cenários indicados:

Curto prazo 

Se você precisa de uma assinatura simples para ser validada apenas em curtíssimo prazo, pode utilizar o AD-RB (referência básica), que contém um Identificador da Política de Assinatura usada na criação e verificação da assinatura, os dados da assinatura e a sequência de código.

Longo prazo

Se você precisa que a assinatura possa ser validada também no longo prazo, deve escolher no mínimo a AD-RT (referência de tempo), pois esta tem referência básica mais um Carimbo do Tempo, que garante uma referência temporal segura.

Validação completa 

Se você quer ter mais certeza que todas as informações que você precisa para validar uma assinatura estejam disponíveis quando você precisar, utilize a AD-RV (referências para validação), que possui referência de tempo, da cadeia de certificação, assim como referências de revogação (Listas de Certificados Revogados – LCR ou respostas de Online Certificate Status Protocol – OCSP). As referências adicionais são importantes para facilitar a identificação segura dos artefatos adicionais que são usados para a validação da assinatura. 

Outra opção também é a AD-RC (referências completas): tem referências para validação e todos os demais dados usados na validação armazenados. Todos artefatos adicionais necessários para a validação da assinatura são incluídos no pacote de assinatura, garantindo a viabilidade de verificação da assinatura mesmo que alguns artefatos não estejam mais disponíveis online.

Arquivamento 

Já se você precisa conservar uma assinatura por muitos anos ou décadas deve escolher o AD-RA (referências para arquivamento). Ele contém todos os anteriores, com segurança de arquivamento por longos períodos. Todos dados são protegidos por carimbo(s) de tempo adicional(is), para proteção por longos períodos de tempo (anos/décadas). Ou seja: é possível adicionar carimbos de tempo periodicamente para proteger a assinatura até mesmo contra o possível enfraquecimento dos algoritmos utilizados.

Normas específicas para assinatura digital de documentos e contratos

Cada tipo de documento, assim como o compromisso envolvido nele, tem suas normas próprias de assinatura e pode exigir um tipo de assinatura, padrão e formato específicos.

Veja alguns exemplos:

  • A assinatura de contratos de aluguel, procurações, termos de uso, contratos de prestação de serviços advocatícios, operadoras de saúde e compra e venda de itens que não exijam escritura pública podem ser assinados por meio de assinatura eletrônica simples.
  • Um contrato de câmbio, por exemplo, só possui  validade jurídica quando assinado no padrão CAdES com referência básica (AD-RB) ou CAdES com referência de tempo (AD-RT).
  • Documentos de prontuário eletrônico do paciente (PEP) necessitam da assinatura no padrão CAdES ou XAdES.
  • Notas fiscais eletrônicas utilizam o padrão XMLDSig.

Para garantir mais segurança e validade jurídica nas suas operações virtuais, busque informações sobre qual padrão específico cada tipo de documento eletrônico exige e as políticas necessárias.

Baixe agora: Guia do Compliance: o que fazer para garantir a adequação de documentos eletrônicos

Fale com nossos especialistas para conhecer as soluções de assinatura digital mais adequadas para a sua empresa ou faça um teste grátis no BRy Cloud, nossa ferramenta de certificação digital em nuvem.

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Cristian Thiago Moecke

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

2 comentários sobre “Tipos de assinatura digital e eletrônica: saiba as diferenças”

  1. Paulo Appolinário.'. says:

    Bom dia.
    Minha atividade requer que eu entregue um relatório das atividades realizadas e questões encontradas em campo pelos técnicos.
    Como faço para saber qual padrão devo utilizar e como faço para que meu cliente assine digitalmente meu documento sem que o doc perca a validade?
    Grato desde já.

    1. BRy Tecnologia says:

      Prezado Paulo,
      Alguns mercados específicos possuem legislação própria que exigem determinados padrões de assinatura, como o de contratos de câmbio por exemplo. Se não for o caso do mercado em que você atua, existem alguns aspectos que podem lhe guiar para a escolha de um determinado padrão de assinatura digital. Cada um dos padrões possuem características técnicas que atendem a finalidades específicas. Como você mencionou que este documento é um relatório, possivelmente deve ser um documento no padrão DOC ou PDF e neste caso duas boas opções são os padrões de assinatura CAdES ou PDF, conforme descrevemos a seguir:
      O padrão de assinatura CAdES é reconhecido pela ICP-Brasil e possui bastante flexibilidade, permitindo assinar quaisquer tipos de arquivos (documentos, imagens, áudios, etc). Este padrão gera como resultado final da operação de assinatura um arquivo com extensão .P7S, que pode ser validado por softwares de assinatura digital que suportem a verificação de assinaturas deste tipo.
      Já o padrão de assinatura PDF apesar de não ser um padrão ICP-Brasil é o mais utilizado no mercado brasileiro para assinaturas de documentos PDF. Uma das vantagens deste padrão em relação aos demais, é que ele permite a inclusão de elementos visuais na assinatura (desde que seu software de assinatura digital possua essa funcionalidade). Outra vantagem é que não há alteração no formato do documento após assinado, ou seja, você consegue visualizá-lo normalmente em qualquer leitor de arquivos PDF como por exemplo . Por último, neste padrão é possível verificar as assinaturas utilizando o software Adobe Reader, o que dispensa o uso de um software específico de assinaturas digitais para isso.
      Com relação a múltiplas assinaturas em um documento, você pode fazer de duas maneiras:
      1) Realize a assinatura do documento utilizando um software de assinatura digital, e posteriormente envie este documento assinado para seu cliente, solicitando que ele também assine este documento e reenvie novamente para você. No fim do processo, você terá um documento assinado digitalmente por ambas as partes.
      2) Utilizar uma solução que faz a assinatura, envio e a gestão de assinaturas de um documento entre várias partes, como por exemplo o BRy SCAD.
      Esperamos ter ajudado, conte conosco!
      Equipe BRy Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *