Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Como funciona uma API de sistema de Assinatura Digital

A assinatura digital de documentos é a solução para muitos dos desafios que as empresas enfrentam no dia a dia: o vai e vem de papelada entre setores, processos burocráticos e lentos, falhas de informações em contratos, gastos com papel, armazenamento e transporte.

Apesar da digitalização dos processos já ser vista como uma mudança necessária e inevitável – quem ainda não fez transição para a cultura paperless, fará em breve -, ela ainda gera algumas dúvidas. A principal delas é em relação à segurança e adequação às normas dos procedimentos de certificação e assinatura digital:

A melhor alternativa para as empresas é fazer a integração da assinatura digital de documentos ao próprio sistema por meio de uma API. Neste artigo, vamos explicar como funciona e quais as vantagens dessa solução. Acompanhe! 

API: mais segurança e agilidade para os sistemas de assinatura digital 

API – sigla que vem do inglês Application Programming Interface, que pode ser traduzido como Interface de Programação de Aplicação – é uma forma de integrar as funcionalidades de um sistema de assinatura digital ao software da sua empresa, sem a necessidade de ter uma equipe de desenvolvedores focada apenas nisso. 

Saiba tudo sobre Assinatura Digital! Baixe nosso infográfico

Com uma implantação e configuração simples e rápida, a API permite adicionar aplicações a um sistema – como o recurso de assinatura digital ao software utilizado pela sua empresa. Isso facilita a realização das rotinas de validação de documentos eletrônicos para os usuários – sejam colaboradores, sejam clientes – e torna o procedimento muito mais rápido e amigável.  Ao adotar uma API, sua empresa pode contar com toda a segurança e confiança de um sistema de certificação e assinatura digital, sem ter que desenvolver ou adotar soluções externas, poupando esforço dos seu time de desenvolvedores. 

4 vantagens da integração de sistemas 

  • Otimização de processos: a equipe ou clientes terão que utilizar apenas o sistema a que já estão habituados. Além de uma adaptação mais rápida, a produtividade aumenta, pois tudo é realizado dentro da mesma plataforma. 
  • Economia de recursos: sua empresa não precisa ter uma equipe especializada em certificação digital para garantir o cumprimento das normas, fazer a manutenção e atualização do sistema. 
  • Segurança da informação: no momento de configurar a API, é possível determinar quais pessoas terão acesso a cada tipo de informação ou procedimento. Assim, você tem controle total do acesso a informações e isso colabora para o cumprimento de normas de segurança da empresa.  
  • Velocidade: o sistema concentra todas as demandas de assinatura digital, atendendo centenas de operações por segundo com o uso de caches de dados e rotinas otimizadas.

Além disso, ao fazer a integração de assinatura digital por meio de API, sua empresa ganha vantagem competitiva no mercado. Isso porque estará utilizando alta tecnologia para solucionar problemas tradicionais, diminuindo a burocracia e dando fluidez aos processos. 

Como funciona uma API para Assinatura Digital de documentos

Ao integrar a assinatura digital de documentos ao software da sua empresa, as seguintes rotinas poderão ser realizadas:

  • Geração de assinaturas digitais básicas e avançadas
  • Verificação completa de assinaturas digitais com relatórios de informações
  • Autenticação de usuários em aplicações com certificado digital
  • Otimização de desempenho com tratamento de lotes de requisições
  • Validação no longo prazo com histórico de lista de certificados revogados e repositório confiável de cadeias de certificação
  • Integração transparente com carimbo do tempo e políticas de assinatura

A API de Assinatura Digital traz para seu sistema toda a segurança e adequação às normas da ICP-Brasil. O sistema atende a todos os padrões de assinatura estabelecidos, para que sua empresa cumpra as rotinas dentro das regras sem preocupações. Além disso, caso haja alguma mudança na regulamentação, a manutenção é centralizada e sua empresa não precisa investir na atualização e manutenção do sistema

Leia o case completo: Como a Crefisa economiza 64% ao mês com redução de papel?

Um exemplo de como uma API de assinaturas digitais  pode fazer toda a diferença nos processos de uma empresa é o da Crefisa, que passou contar com arquivos digitais para as propostas aos clientes. Ela integrou ao sistema soluções de assinatura e carimbo do tempo para garantir a integridade e tempestividade das informações. Com isso, conseguiu agilizar os processos internos e com clientes, garantir a validade jurídica e reduzir os gastos com papel em 64%. 

Por que fazer integração via API é importante?

A integração de assinatura digital via API é a melhor solução para as empresas que desejam sair na frente na digitalização de documentos e processos.  Além das vantagens que já mencionamos anteriormente – como a facilidade de implantação e manutenção, funcionalidades integradas, economia e aumento da produtividade  – é importante considerar que uma API:

  • Proporciona mais segurança: pois agrega ao seu sistema uma aplicação desenvolvida por especialistas em certificação digital, que utilizam as tecnologias de criptografia e métodos mais modernos para assegurar a integridade dos documentos e validade das assinaturas. 
  • Segue regras de complianceda mesma forma,  sua empresa pode ficar tranquila em relação às normas e obrigatoriedades, pois o sistema de assinatura de API está de acordo com o estabelecido pela ICP-Brasil. 
  • É paperless: a desmaterialização – ou seja, a eliminação do papel e uso de arquivos digitais – e transição para a cultura paperless é uma tendência, que traz agilidade, economia e sustentabilidade para as empresas.  

Se você quiser saber como utilizar a API da BRy para fazer a integração de assinatura digital ao sistema da sua empresa, confira a documentação, teste gratuitamente ou  entre em contato conosco!

 

Darlan Vivian

Receba nossas novidades

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre certificação e assinatura digital

Não enviaremos spams :)

Comentários