Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Como integrar assinatura digital ao software da sua empresa

A assinatura digital de documentos é uma forma de digitalizar, desburocratizar e tornar mais ágeis os processos de assinaturas de documentos nas empresas. O caminho mais eficiente para adotar essa tecnologia é integrar a assinatura digital ao software da sua empresa. Desta forma, não é preciso investir e alocar uma equipe de desenvolvedores para criar a solução do zero. Neste post, veja um passo a passo para realizar a integração e as principais vantagens. Acompanhe! 

Passo a Passo para a integração de API de assinatura digital:

  1. Primeira coisa a fazer é acessar o BRy Cloud. Nele, você efetua o seu cadastro e faz o login. 
  2. No painel inicial, você acessa a área “BRy para Desenvolvedores”. Ali estão disponíveis todas as APIs da BRy: Certificado em Nuvem, Carimbo do Tempo, Assinatura Médica,  Diploma Digital e Assinatura Digital. Selecione a opção de Assinatura Digital.
  3. Para utilizar as nossas APIs, você precisa cadastrar uma aplicação e obter o token de acesso para autenticação e autorização no serviço desejado. Acesse a Aba “Aplicações” e “Minhas Aplicações” para isso. 
  4. Feita a autenticação, você já pode realizar a integração dos serviços ao software da sua empresa. Para apoiar você e tornar a integração mais ágil, disponibilizamos vários códigos de exemplo de uso dos serviços em várias linguagens de programação. Dessa forma, os desenvolvedores podem utilizar a linguagem de programação de sua preferência.

Serviços disponíveis com API da BRy Tecnologia:

Ao integrar a assinatura digital ao software da sua empresa, você pode configurar e disponibilizar para sua equipe todos os serviços de certificação digital da BRy: 

  • Geração de assinatura básica nos padrões CMS, CADES, PDF, PADES, XML, XADES. 
  • Geração de assinatura com carimbo
  • Geração de assinatura completa/arquivamento
  • Geração de assinatura em nuvem
  • Geração de lotes de assinatura 
  • Verificação de assinatura
  • Validação de certificado digital

Vantagens da API de Assinatura Digital da BRy Tecnologia

Implementar uma API de assinatura digital ao sistema da sua empresa pode trazer muitas vantagens. Agora que você já viu o passo a passo para realizar a integração e os serviços disponíveis, confira os  principais benefícios da tecnologia:

  • Fácil implantação – Não é necessário contratação de equipe especializada em certificação digital para desenvolver uma solução. A integração de assinatura digital com API é simples e rápida. Além da documentação  e exemplos em diversas linguagens de programação, os desenvolvedores podem fazer testes da API com certificados digitais específicos para essa finalidade. Acesse o BRy Cloud para conhecer a plataforma e fazer um teste!
  • Economia – Com a API não é necessário ter uma equipe de desenvolvedores  para a implantação, manutenção e atualizações.  As atualizações são automáticas e com garantia de validação das assinaturas a longo prazo. Também não é necessário investir na contratação de um novo software para as assinaturas, podendo integrar no sistema já utilizado pela sua empresa.
  • Otimização de processos – Com a API, adiciona-se a funcionalidade de assinatura dentro do sistema que a equipe já está acostumada, tornando a adaptação muito mais fácil e os processos mais ágeis. A equipe faz todas as rotinas dentro de uma única plataforma.
  • Controle de acesso – A constante preocupação dos profissionais de TI está relacionada à segurança das informações. Com a API, é possível configurar o acesso dos usuários aos documentos. Dessa forma, você consegue ter mais controle e saber quem acessa qual tipo de informação, dando total segurança o processo de certificação e assinatura.
  • Segurança – A tecnologia criptográfica, desenvolvida por especialistas em certificação digital garante a segurança dos documentos e das informações.
  • Compliance – Com a API de assinatura digital, sua empresa sempre estará em compliance de acordo com o que é estabelecido pela ICP-Brasil e, em caso de mudança de legislação, a atualização é automática.

Como a Prontmed usou a assinatura digital

A Prontmed, empresa especializada em prontuários eletrônicos para clínicas e hospitais, teve um grande desafio com a pandemia: precisavam implementar rapidamente a assinatura digital no seu sistema para atender a demanda por assinatura de documentos médicos à distância. Eles já tinham planos para isso, mas o distanciamento social e a liberação da telemedicina aceleraram o processo. Com a API de Assinatura Digital da BRy, a Prontmed foi umas das empresas pioneiras a adaptar o sistema às regras para validação de prescrições, pedidos de exames, laudos e atestados médicos. 

Com a solução da BRy,  a adequação do sistema foi feita de forma ágil e segura,  sem depender de desenvolvedores específicos para criar a solução de assinatura digital. Além disso, contou com toda a segurança e expertise da BRy Tecnologia em autenticação de documentos eletrônicos. 

Se você quer implementar assinatura digital na sua empresa, conte com a BRy! Somos referência no Brasil em soluções para certificação, assinatura, protocolação e datação digital. Entre em contato conosco para saber mais sobre as APIs de Assinatura Digital e outras soluções.

Rafael Godinho

Receba nossas novidades

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre certificação e assinatura digital

Não enviaremos spams :)

Comentários