O carimbo do tempo é um recurso criptográfico que garante que um documento assinado digitalmente já existia na data e na hora declaradas. É ele que assegura que tanto a assinatura quanto o próprio documento estão válidos, resolvendo o problema do risco de invalidação do documento por expiração ou revogação do certificado digital.

Além disso, ao aplicar o carimbo do tempo em um documento elimina-se a possibilidade de equívocos que podem surgir pela diferença entre diferentes relógios, conferindo mais segurança às transações. Como a hora utilizada no carimbo é certificada e sincronizada com a Hora Legal Brasileira, conforme a regulamentação da Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil), fica estabelecido um parâmetro inalterável que afere o tempo no país por meio da Hora Legal Brasileira.

Dentre as características deste recurso, homologado em 2015, estão:

  • adição de data e hora a um documento;
  • garantia de autenticidade das informações;
  • atestado de que não houve adulteração de dados durante o intervalo de tempo entre a assinatura e a nova consulta ao arquivo;
  • concessão de tempestividade;
  • atribuição de validade jurídica.

Você sabe como funciona o carimbo do tempo? Nossos especialistas elaboraram um guia completo que explica, definitivamente, todos os detalhes deste instrumento fundamental para a certificação e segurança dos documentos digitais. Clique aqui para acessá-lo agora de forma totalmente gratuita!

Autoridades de Carimbo do Tempo

Além das duas partes envolvidas na assinatura de um documento digital, a tecnologia do carimbo do tempo precisa de uma terceira parte para funcionar. A Autoridade de Carimbo do Tempo (ACT) é uma entidade que faz parte de uma rede que tem infraestrutura, processos, políticas e práticas auditadas por organizações que atuam como fontes confiáveis de registro e tempestividade.  Toda essa precisão é garantida por meio de relógios atômicos, que precisariam de um milhão de anos para atrasar um segundo.

Na prática, as emissão de carimbos do tempo por meio das ACTs vai facilitar a utilização deste validador em operações de registro de apólices de seguro; operações de compra e venda de duplicatas; registro de direitos autorais de músicas; confirmação de data e hora em prontuários eletrônicos; registro de data em diplomas digitais; registro de ponto eletrônico; protocolação e digitalização de documentos em papel; e na concessão de garantias à integridade e ao encadeamento de registros eletrônicos, além de outras aplicações.

Diversas entidades podem se credenciar como autoridades de carimbo do tempo para atender às suas demandas específicas, mas isso exige que elas atendam às normas da ICP-Brasil e utilizem um sistema de carimbo do tempo homologado pela infraestrutura brasileira.

Diferença entre carimbo do tempo e protocolo digital

Essa é uma das principais dúvidas respondidas pelos nossos especialistas no Guia Definitivo sobre Carimbo do Tempo que você pode acessar agora mesmo. Lá eles explicam que esses dois recursos se assemelham por incorporar marcas temporais nos documentos digitais, mas isso acontece de forma diferente em cada modo.

No caso dos protocolos, a marca pode ser emitida por qualquer empresa e não está conectada a uma terceira parte confiável. Isso significa que o sistema vai registrar o recebimento de um documento, a integridade e a tempestividade da informação protocolada. 

Como escolher uma ACT confiável e competente

A BRy ACT é a única instituição homologada para fornecer soluções que atendam às autoridades de carimbo do tempo. Isso significa que todos os sistemas usados por essas instituições no Brasil são, obrigatoriamente, desenvolvidos pela BRy Tecnologia.

Isso garante que o equipamento utilizado para a emissão de carimbos do tempo conte com os mais avançados parâmetros de segurança por meio do HSM, sigla para Hardware Security Module. Esse dispositivo tem um relógio seguro que é responsável por fornecer a informação da marcação de data e hora, além de proteger o certificado que assina os carimbos de tempo.

Essa é a forma mais prática e eficiente de garantir a existência passada de um documento no ambiente virtual. Além de atestar o valor e a segurança, ela comprova a inviolabilidade do conteúdo de um arquivo eletrônico ao longo do tempo.

Agora é o momento de você conhecer todos os detalhes de funcionamento do carimbo do tempo, clicando neste link para acessar o nosso guia definitivo sobre o assunto.

Boa leitura!