Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Software de assinatura digital: 5 vantagens de optar por uma API

Contar com um software de assinatura digital é uma das demandas mais emergentes do mercado. Empresas que implementam essa solução ganham em competitividade, pois conseguem acelerar seus processos como a assinatura de contratos com clientes e fornecedores , aumentar a produtividade e reduzir custos com impressão, armazenamento e transporte de papéis. 

Mas para as organizações que ainda estão buscando incorporar essa tecnologia em suas rotinas pode ser mais interessante optar por uma API de assinatura digital. Continue acompanhando este post e confira 6 vantagens de fazer essa escolha. 

API de assinatura digital: é a melhor opção?

No dia a dia das empresas, muitas ações são realizadas mediante a autorização expressa por uma assinatura, desde processos mais simples como a liberação de uma encomenda , até os mais críticos, como um contrato com clientes. E especialmente para essas situações mais sensíveis, é preciso garantir que os dados estejam protegidos e/ou possam ser rastreados.

Muitas empresas decidem, então, desenvolver ou adquirir um software para assinar digitalmente. No entanto, a integração de sistemas pode ser uma alternativa mais interessante, pois, dessa forma, a organização pode ter novas funcionalidades nas soluções que utiliza ou oferece aos seus clientes sem necessidade de criar tudo do zero. 

Assim, por meio de uma API, os colaboradores têm mais facilidade em utilizar os recursos adicionados aos sistemas em uso e não precisam acessar um software de assinatura digital externo apenas para realizar a autenticação. Isso aumenta a produtividade e a satisfação de seus usuários.

5 vantagens de utilizar uma API de Assinatura Digital 

Ao implantar uma API de Assinatura Digital no seu sistema, você pode ter acesso a uma plataforma completa de serviços para geração e verificação de assinaturas digitais,  autenticação por certificado digital e carimbo de tempo

É  importante, no entanto, adquirir uma API desenvolvida por uma equipe com know-how para aproveitar todas as vantagens da interface. 

Veja a seguir quais são os principais benefícios percebidos:

1. Alta disponibilidade do sistema

Uma API de Assinatura Digital eficiente oferece uma disponibilidade próxima a 100%. 

Imagine você ou seus clientes não poderem acessar os recursos necessários para o andamento de suas atividades quando mais precisam? Pode ser determinante para o fechamento de um novo negócio, certo? 

Por isso, a arquitetura da solução precisa ser sólida, escalável e garantir a operação.

2. Segurança e compliance

Uma arquitetura sólida também evita a ocorrência de desastres e  vazamento de dados. 

Com uma API de assinatura digital as ações são rastreadas, o sistema atende às normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), oferece mecanismos para cumprimento das regulamentações de cada setor e também gerais como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) —, e garante o uso de critérios criptográficos na autenticação do certificado digital.

3. Redução de custos

A API reduz custos não apenas por eliminar o papel. Como sua empresa não precisa ter uma equipe de desenvolvedores especializada em certificação digital, tampouco dedicada à manutenção e atualização dos sistemas, a economia de recursos e de tempo é ainda maior. 

Além disso, contratar um novo software de assinatura digital é mais caro do que integrar soluções de terceiros via API.

4. Fácil implementação e suporte especializado

Integrar a assinatura digital com API é um processo simples e rápido. 

Os desenvolvedores podem fazer tudo de forma autônoma, consultar documentação e exemplos nas linguagens de programação mais conhecidas do mercado — Python, Java, CSharp, Golang, entre outras — e ainda fazer testes da API com certificados digitais exclusivos para essa finalidade. 

No entanto, caso seja necessário, sua equipe pode contar com um suporte especializado e com consultores para guiar na escolha das soluções mais adequadas às suas demandas.

5. Mais robustez para o seu software

Como você bem sabe, a assinatura digital é indispensável para organizações inovadoras. Por isso, integrar essa tecnologia ao seu software através de uma API eficiente, significa torná-lo mais completo e atrativo para o mercado. 

Mas é preciso contar com uma interface igualmente robusta. Aqui na BRy atuamos com a arquitetura de microsserviços, por isso as soluções são mais escaláveis, ágeis, confiáveis e de alto desempenho.

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Cristian Thiago Moecke

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *