Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Assinatura digital para médicos: passo a passo para autenticar receitas e outros documentos

A assinatura digital para médicos é uma ferramenta essencial para adequação à telemedicina. Com ela, é possível assinar documentos eletrônicos – como receitas, prontuários, laudos, atestados e relatórios médicos – com total segurança e de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis pela regulamentação dessa prática. 

Neste post, entenda as diferenças de uma assinatura médica para uma assinatura digital comum, confira um passo a passo para assinar os documentos no BRy Cloud e conheça as vantagens de contar com essa tecnologia. Acompanhe! 

Assinatura Médica: qual a diferença para a assinatura digital em PDF?

A assinatura digital é uma solução já adotada em diversas áreas. Essa tecnologia garante a segurança e a validade jurídica de documentos eletrônicos. Ela é realizada com um certificado digital, que funciona como um RG no meio digital e serve, entre outras coisas, para assegurar a autenticidade, ou seja: identificar o signatário de forma incontestável. 

No processo de assinatura digital de um documento no formato PDF, por exemplo, são inseridos metadados com informações como o nome e o CPF da pessoa que está assinando. No entanto, para obedecer às normas e padrões estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), é preciso incluir outras informações específicas na assinatura digital para médicos:

  •  Número de registro médico;
  •  UF de registro profissional;
  •  Especialidade;
  • Tipo de documento médico.

Assim, a assinatura médica é uma assinatura digital com metadados específicos, necessários na verificação do validador de documentos do ITI, que analisa se o documento foi assinado por um médico habilitado. 

Leia também: Software para hospitais e clínicas: por que integrar assinatura digital

Uma das formas de realizar a assinatura de documentos médicos de forma segura, rápida e em concordância com a legislação é utilizando o assinador para documentos médicos do BRy Cloud. Veja a seguir um passo a passo. 

Passo a passo para assinar documentos médicos online

1. Adquira um certificado digital 

A emissão de certificados digitais é regulamentada pela ICP-Brasil. Para obter o seu, entre em contato com uma das Autoridades Certificadoras, que atuam como órgãos de emissão de documentos, da mesma forma que o DETRAN ou as SSPs. Confira instruções detalhadas no site do ITI

2. Cadastre-se no BRy Cloud

Acesse cloud.bry.com.br e clique no link “Cadastre-se”. Preencha os dados e siga as instruções para confirmar o cadastro por e-mail. Também é possível entrar utilizando um certificado digital. Para isso, clique na aba “Entre com um certificado digital” e depois em “Instalar”. Quando finalizar o cadastro, você poderá acessar a plataforma. 

3. Selecione o serviço de Assinatura Médica

Faça o Login no BRy Cloud. No painel inicial, você poderá visualizar todos os serviços disponíveis. Selecione Assinatura Médica clicando em “Acessar”. 

4. Preencha todos os campos 

Na página de Assinatura Médica, preencha todos os campos: faça o upload do arquivo PDF que deseja assinar, selecione o seu certificado digital e insira as demais informações  informações. 

5. Assine o documento

Após preencher e conferir todas as informações, clique em “Assinar” para finalizar o processo. 

O documento assinado ficará disponível para compartilhar. 

A plataforma suporta diversos tipos de documentos: prescrição de medicamento, atestado médico, solicitação de exames e relatório médico. Contar com esse recurso é fundamental para ter segurança e agilidade nos atendimentos à distância. Confira a seguir todas as vantagens. 

Vantagens da assinatura digital para médicos

A assinatura digital para médicos é uma das tecnologias necessárias no processo de transformação digital na saúde e, para aplicá-la de forma adequada, é importante contar com um assinador digital de confiança. Confira a seguir vantagens de utilizar o BRy Cloud:

Conformidade com a legislação

Como vimos, a assinatura médica deve obedecer às normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Além das diretrizes de assinatura digital da ICP-Brasil.  Ao utilizar o BRy Cloud, o médico tem a certeza de estar em conformidade com a legislação. 

Segurança

A assinatura digital para médicos é a maneira mais segura de autenticar documentos eletrônicos. Ela garante a autoria, o não repúdio e a irretratabilidade. Ou seja: tem total respaldo jurídico. 

Integridade 

Se as informações contidas no documento sofrerem alguma modificação após a assinatura, ele perde a validade, impedindo fraudes.   

Redução de custos

Ao adotar documentos eletrônicos e assinatura digital, os gastos com papel, impressão, arquivamento e deslocamento são reduzidos. E ainda contribui para a preservação do meio ambiente. 

Facilidade

A assinatura digital é rápida e fácil. Os processos ficam muito mais ágeis, tanto para o médico, quanto para o paciente, que não precisa se deslocar até o consultório para buscar receitas e outros documentos. Tudo pode ser feito pela internet. 

Flexibilidade

O sistema permite usar o PDF com a identidade visual do médico ou do consultório. Se for preciso  assinar em grande volume ou integrado com sistemas da clínica ou hospital, há a opção de integrar a solução por meio de API. 

Os benefícios não se limitam apenas aos médicos, hospitais, clínicas e laboratórios, mas também para os pacientes, que podem contar com atendimentos à distância, com agilidade e praticidade. Então, comece agora mesmo a utilizar esse recurso: faça um teste grátis!

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Cristian Thiago Moecke

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *