Uma das formas mais eficientes de comprovar a qualificação de uma pessoa física ou jurídica identificada por meio de um certificado digital ou outro documento é por meio da validação de atributos. Isso é feito por meio do certificado de atributos, um documento eletrônico que contém informações e permite que o processo seja feito com rapidez e eficiência.

Ao usar uma solução como o BRy Atributos — um sistema completo para o gerenciamento de atividades de Entidades Emissoras de Atributos (EEA) — elimina-se a necessidade e os riscos de lidar com um excesso de informações relacionadas à qualificação de usuários. No contexto do certificado digital, isso é particularmente útil: caso seja preciso remover algum dado, é possível fazê-lo sem revogar ou emitir um novo certificado, reduzindo portanto os custos.

No cenário ideal, os certificados digitais devem conter apenas atributos relacionados à identidade do indivíduo. Já os certificados de atributos permitem a inclusão de informações dinâmicas e de contexto mais específico — como num sistema de emissão de credenciais, por exemplo, que comprova a identidade de uma pessoa mas pode ter limitações impostas ou eliminadas a qualquer tempo. 

Diferentemente do certificado digital, que é emitido por Autoridades Certificadoras mediante um processo de identificação que inclui até uma verificação presencial das informações, o certificado de atributos pode ser emitido por qualquer entidade que já possua um certificado digital e tenha o direito de qualificar o indivíduo — papel das EEAs. Elas podem ser entidades de classe, associações, e quaisquer outros tipos de grupos que lidem com a necessidade de identificação e comprovação da condição de uma pessoa, especificação de cargos, nível de acesso ou competência sobre um projeto, por exemplo.

Como o BRy Atributos ajuda a qualificar pessoas

A necessidade de se qualificar um usuário no ambiente eletrônico cresceu muito com popularização da certificação digital. Pouco tempo atrás, a identificação era a única classificação deste usuário. Hoje é possível destacar, por exemplo, a necessidade de identificar características como profissão, ligação com entidades de classe e vínculo com empresas, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Isso é feito por meio da utilização de bases de dados nas próprias aplicações ou com a inserção destas informações nos certificados emitidos por Autoridades Certificadoras. O problema é a falta de uma padronização para interoperabilidade adequada. 

Felizmente a certificação de atributos, que é aceita desde 2012 por meio da regulamentação feita pela ICP-Brasil, torna possível padronizar sistemas e agregar segurança técnica e jurídica aos processos eletrônicos.

Para colocar essa funcionalidade em prática, a BRy Tecnologia desenvolveu o BRy Atributos. Ele funciona como um um “motor” por trás de qualquer sistema que precise gerar e utilizar certificados de atributos nos mais diversos usos. A plataforma contempla todas as etapas do ciclo de vida de um certificado de atributo, ou seja, desde a emissão até a expiração ou revogação, passando pelo uso e publicação.

Ele oferece:

 

  • economia: é possível configurar diversos modelos de certificado de atributo para atender qualquer necessidade;
  • flexibilidade: não é necessário ser uma Autoridade Certificadora (AC). Ter um certificado digital ICP-Brasil de pessoa jurídica já é suficiente;
  • integração: é possível operar a sua EEA diretamente pela interface do BRy Atributos. Também há um webservice para facilitar a integração com os órgãos da instituição;
  • validade jurídica: o certificado de atributo é um documento que tem a validade jurídica atestada pela ICP-Brasil;
  • interoperabilidade: permite publicar as qualificações de forma padronizada, permitindo o uso em assinaturas digitais ICP-Brasil e também em sistemas internos ou de terceiros.

 

Integração e aproveitamento de banco de dados

Uma das principais vantagens do BRy Atributos é o fato de o cliente não precisar criar e manter um novo banco de dados com os valores dos atributos que vai emitir. A solução pode usar informações que o cliente já tem, como bases de outros sistemas, e outras fontes que estão implementadas ou previstas.

A configuração pode ser feita uma única vez, a partir de um modelo de certificado de atributos, e tudo já estará pronto para emitir e consultar certificados de atributo imediatamente.

Para conhecer outras formas de integração dos seus sistemas com as soluções de certificação digital da BRy Tecnologia, acesse agora o nosso site. No nosso blog você encontra conteúdos produzidos por nossos especialistas que ajudam a tirar dúvidas e aumentar seu conhecimento sobre esse assunto.