Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Como é realizada a verificação de assinatura digital?

Uma dúvida comum para usuários de assinatura digital é: como ocorre a verificação de assinatura digital? Dois itens devem ser avaliados para verificar se uma assinatura digital é valida. Vamos discutir cada um deles:

Integridade da assinatura

Para validar a integridade de uma assinatura digital, deve-se comparar o resumo criptográfico do documento original com o resumo criptográfico que foi cifrado pelo assinante. Para isto utiliza-se a chave pública do certificado do assinante para decifrar a assinatura. Se os resumos criptográficos forem iguais, a assinatura está íntegra. Se não for o caso, temos então uma assinatura inválida.

Verificação de assinatura digital analisando a validade do certificado utilizado para assinar o documento

Para validar o certificado do assinante, é necessário verificar se ele está dentro do seu período de validade e não foi revogado. A verificação do período de validade é realizada comparando a data da assinatura do documento com a data de expiração do certificado. Para verificar se o certificado não foi revogado, é realizada uma consulta a uma Lista de Certificados Revogados publicada pela Autoridade Certificadora emissora do certificado digital.


Se você ainda tiver dúvidas sobre essa questão, entre em contato conosco!

Darlan Vivian

Receba nossas novidades

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre certificação e assinatura digital

Não enviaremos spams :)

Comentários