Case RNP e Bry: mais de 260 mil documentos renotarizados
Erro relatado por aluno ao validar XML de diploma digital acende alerta para renotarização.
Prover conectividade e soluções digitais, por meio da internet e de serviços digitais, para a comunidade de educação, pesquisa e inovação do Brasil é a missão da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização sem fins lucrativos vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A RNP atende todas as Instituições de Ensino Superior (IES), centros de pesquisa como a Embrapa e hospitais universitários. Diante de sua abrangência e papel estratégico, a RNP acompanha de perto a transformação digital do setor educacional no Brasil — e, recentemente, identificou um desafio relevante no processo de renotarização em sua solução de Diploma Digital. Esse processo consiste na reaplicação do carimbo do tempo antes de sua expiração. Para resolver o problema, a entidade encontrou a solução na tecnologia da Bry.
A seguir, você confere os detalhes do problema e como ele foi superado. Acompanhe:
Desafio O alerta surgiu a partir do relato de um aluno que teve dificuldades para validar o arquivo XML do diploma digital em um processo de concurso.
O erro estava ligado à expiração dos certificados e carimbos de tempo, apontada pelo próprio Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), por meio do serviço de validação.
A partir da constatação da dificuldade do aluno, a RNP começou a investigar o problema e descobriu que cerca de 50 mil documentos precisavam passar por algum tipo de correção.
Durante os anos de 2020 e 2021, no início da implantação do diploma digital, o Grupo de Trabalho do Diploma — formado por representantes do MEC, da RNP e especialistas técnicos — acreditava que as instituições resolviam preventivamente a expiração dos certificados. Como medidas preventivas não foram adotadas, os impactos acabaram sendo inevitáveis e exigiram ações corretivas em larga escala.
Solução A RNP e a Bry atuaram de forma conjunta. A entidade traçou um plano de ação e validou com o MEC e ITI as alternativas antes de executá-las. Já a Bry ofereceu todo suporte necessário, além de soluções para viabilizar a renotarização.
Foram definidas três estratégias técnicas, de acordo com a situação do documento:
1. Carimbo do tempo expirado, mas certificado ainda válido → possível reaplicação do carimbo do tempo (recarimbo)
2. Carimbo do tempo e certificado expirados → necessidade de nova assinatura ou reemissão do documento.
3. Carimbo da ACT próximo da expiração → aplicação de medidas preventivas para evitar problemas futuros.
Além de ajustar o processo de renotarização — que, na prática, demandou apenas a reaplicação dos carimbos do tempo —, a RNP já utilizava as soluções da Bry para emissão de diplomas digitais (com assinatura digital e carimbo do tempo), por meio da API de Diplomas Digitais, além do SCAD, utilizado para assinaturas internas, contratos e documentos do dia a dia.
Resultados Em parceria com a Bry, a RNP conseguiu chegar a uma solução eficaz para garantir a validade dos diplomas a longo prazo, aprovadas, inclusive, pelo MEC e ITI.
Highlights da Solução
260 mil diplomas digitais renotarizados
Redução de até 6 meses para emissão do diploma para poucos dias
Queda de custos de R$ 200 para cerca de R$ 30 por diplomas
Conformidade com as exigências do MEC
Suporte técnico especializado da Bry
"A experiência foi muito positiva e facilitada pelo fato de a Bry já ser uma fornecedora qualificada. Isso agiliza bastante, especialmente quando o know-how já é reconhecido.
"
Welber Santos
Product Owner
Seja um case de sucesso você também
Conheça as soluções da Bry que auxiliam as IES a atenderem bem o público e a cumprirem as exigências do MEC. Mais do que estar em dia com as normativas, seu negócio ganha vantagens, como mais produtividade, menos burocracia e menos erros.