Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Como integrar diplomas digitais ao sistema da instituição de ensino superior (IES)?

A partir de janeiro de 2022, toda instituição de ensino superior (IES) deverá emitir diplomas digitais e, logo mais, ter todo o seu acervo acadêmico digitalizado. Apesar dos variados benefícios esperados com a transformação paperless nas universidades – como economia, segurança e agilidade – ambas as mudanças terão grande impacto tecnológico para essas instituições. Por isso, a forma mais fácil de implementar essa inovação é integrar uma API de assinatura digital para validação dos diplomas.

Isso porque esse tipo de integração encurta o caminho para a adequação. Por meio da API, a funcionalidade para assinar os diplomas digitais é incorporada ao sistema da IES. Assim, a validação do arquivo XML – exigido pelas normas do MEC – se torna muito mais eficiente e segura. Neste post, você entenderá como funciona e quais são os benefícios da API de diploma digital da BRy Tecnologia. Acompanhe!

Como implementar o diploma digital na sua instituição de ensino superior?

Na Portaria 554/19, o MEC dispõe em detalhe sobre como implementar o diploma digital na IES. 

Em resumo, os diplomas digitais serão gerados em XML, para o qual o padrão de assinatura é o XAdES. Eles estarão associados a uma URL única, que facilitará a consulta e validação do documento assinado digitalmente. Ela poderá ser acessada por meio de um código de validação ou de um QR Code.

O MEC faz, ainda, duas exigências para validade jurídica dos diplomas digitais:

Para implementar o diploma digital na sua instituição de ensino superior, é preciso contar com as tecnologias que permitem criar arquivos XML nos padrões exigidos pelo MEC e realizar a assinatura digital. Essas tecnologias dependem de diversos critérios de segurança, envolvendo inclusive criptografia, e por isso é importante contar com o desenvolvimento especializado. Por isso, a adequação é um desafio. 


Os desafios das IES para emitir diplomas digitais

Para as IES, as mudanças para a emissão de diplomas digitais são desafiadoras principalmente por irem além do domínio regulatório e tecnológico com que estão acostumadas a lidar.

Compliance

Assim, entre as principais preocupações dos gestores de TI das IES estão a segurança do sistema e o compliance. As regras do MEC para emissão de diplomas digitais são complexas e algumas pessoas ainda não dominam todas as normativas. 

Registro

No caso das faculdades cujos diplomas são registrados por universidades ou institutos federais, o envio das informações para o registro também é um ponto de dúvidas. O modelo atual – livro e folha – não será mais possível. Dessa forma, todo o processo de emissão e registro de diplomas deverá ser revisto, com criação de um novo fluxo em sistema eletrônico de registro.

Prazo 

Por fim, há ainda o tempo de implementação de uma solução para emissão de diplomas digitais, que vai depender do nível de informatização da IES. No caso de um Sistema de Gestão Acadêmica pouco customizável, a adequação pode exigir várias mudanças, o que estende o tempo do projeto para além de seis meses.  

Por isso, integrar por meio de API as funcionalidades para a criação de diplomas digitais ao sistema já utilizado é o caminho mais curto para a adequação.

API de Diploma Digital: como integrar ao Sistema de Gestão Acadêmica da sua IES?

A maneira mais segura, rápida, funcional e econômica de emitir diplomas digitais é por meio de uma API de Diploma digital, que integra as funcionalidades de geração do documento, assinatura digital e carimbo do tempo ao sistema da IES. 

Ela elimina a necessidade de um desenvolvimento complexo e tem diversas vantagens:

  • Menor investimento inicial para a adequação
  • Menor tempo de adequação
  • Tecnologia de segurança desenvolvida por especialistas no segmento de certificação digital
  • Garantia de compliance com a Portaria 554/19 do MEC
  • Centralização do trabalho no sistema com que a equipe já está familiarizada
  • Verificação de diplomas dentro do sistema da instituição
  • Redução de horas de trabalho da equipe interna de desenvolvedores
  • TI focada em suas atividades principais
  • Atualizações automáticas
  • Sustentação e suporte do parceiro.

Integre a produção de diplomas digitais ao seu sistema com a BRy

Agora, para integrar a criação de diplomas digitais ao sistema já usado pela instituição, você precisa ter um parceiro de confiança para garantir sucesso. 

A BRy Tecnologia é especialista com 19 anos de mercado em assinatura digital com certificado digital e carimbo do tempo, em documentos de qualquer formato e padrão, para IES e inúmeras empresas.

Nossa solução de API de diploma digital foi desenvolvida especialmente para integrar essa funcionalidade ao sistema das instituições de ensino superior. Nossa solução foi testada e aprovada em 2019, em projeto pioneiro no Brasil, no qual foi realizada a implementação do primeiro diploma digital seguindo as normas da Portaria Nº 534 do MEC. Entre nossos clientes que utilizam a solução estão a RNP, UFU, Unesp, PUC-RS e Unicesumar. 

Para contar com um parceiro experiente para integrar a solução para a emissão de diplomas digitais no sistema da IES, fale com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

Rafael Godinho

Receba nossas novidades

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre certificação e assinatura digital

Não enviaremos spams :)

Comentários