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Como a integração de sistemas está otimizando os processos de assinatura digital nas empresas

por Darlan Vivian
publicado em 26 de março de 2020

Inovar é a palavra de ordem para os negócios que querem ter sucesso. Adotar tecnologias para solucionar problemas e oferecer melhores produtos ou serviços é a estratégia das empresas que se destacam do mercado.  A digitalização e assinatura digital de documentos são um ótimo exemplo disso: ao fazer a transição para a cultura paperless, as empresas conseguem reduzir custos operacionais e agilizar processos, o que impulsiona o crescimento. 

No entanto, para alcançar bons resultados, é preciso saber quais soluções fazem sentido para o contexto do negócio e qual a melhor maneira de realizar as mudanças necessárias. Nesse sentido, a integração de sistemas é uma das formas mais recomendadas de implantar tecnologias avançadas. Ela permite contar com a inteligência de especialistas e fazer uso de ferramentas complexas sem ter que investir tempo e recursos para desenvolver internamente. 

Neste artigo, vamos ver como fazer a integração de assinatura digital de documentos via API aos sistemas da empresa pode ajudar a melhorar processos e inovar. Continue lendo para saber mais. 

Qual a importância da integração de sistemas nos processos da empresa?

Quando se fala da adoção de novas tecnologias nas empresas, é preciso considerar uma série de fatores: qualidade, eficiência, custo, manutenção, facilidade de uso, impacto na rotina das equipe. 

É muito comum que, na ânsia por inovação, as empresas adotem soluções com o objetivo de otimizar processos e reduzir custos, e acabem tendo o resultado oposto. Por isso, é preciso ter cuidado ao escolher e implantar mudanças. A integração de sistemas é uma alternativa que permite incorporar novas funcionalidades aos softwares que a empresa já utiliza e aos sistemas e serviços que oferece. Isso é vantajoso por diversas razões.

Leia também: Seis casos práticos de digitalização de processos com a ajuda da tecnologia

Do ponto de vista do desenvolvimento, representa uma economia de tempo e recursos. Isso porque não é necessário criar toda a feature do zero. É preciso apenas integrar uma API, um processo muito mais rápido e simples, como veremos adiante. 

Olhando pelo lado das equipes, a integração torna o processo de adaptação à nova funcionalidade mais rápido, uma vez que todos já estão habituados com o sistema utilizado. Além disso, a produtividade é maior, pois todas as tarefas são concentradas em uma única plataforma. Por exemplo: ao integrar a assinatura digital ao sistema da empresa, não é preciso abrir outro software para realizar a assinatura ou acessar um histórico. Tudo é feito no mesmo lugar. Vamos ver mais detalhes sobre isso a seguir. 

Como a integração via API otimiza o processo de assinatura digital 

A assinatura digital é uma tecnologia que utiliza criptografia para dar validade jurídica a documentos. Ela vale da mesma forma que uma assinatura feita em papel e registrada em cartório. Com isso, as empresas podem eliminar o gasto com papéis e impressões e agilizar os processos que envolvem contratos, procurações e outros documentos. 

Saiba tudo sobre assinatura digital no nosso infográfico! 

Para assinar um documento digitalmente, é necessário ter um certificado digital e acessar um software de assinatura digital. Quando o volume de assinaturas realizadas por uma empresa - seja nos processos internos, seja de clientes - é muito grande, vale a pena investir na integração de soluções e adicionar os  recursos de certificação e assinatura digital às funcionalidades do sistema que já utiliza. 

A forma mais fácil de realizar essa integração é por meio de uma API (do inglês Application Programming Interface, traduzido como Interface de Programação de Aplicação). Ela serve como um guia, que dá instruções e cria padrões de programação que possibilita integrar softwares distintos. Assim, o sistema da sua empresa pode passar a contar com uma solução desenvolvida por especialistas na área, com segurança garantida e seguindo todas as normas da ICP-Brasil, o órgão que regula a certificação digital no país. 

Ao integrar a assinatura digital de documentos, sua equipe e/ou  clientes poderão realizar, por meio do próprio sistema, todas as rotinas de assinatura digital, entre elas a geração e verificação de assinaturas dentro dos padrões de assinatura digital. Não é necessário acessar um software externo, isso torna o trabalho mais ágil, aumenta a produtividade da equipe e é um grande diferencial para os usuários e clientes. 

Por que integrar seu sistema à API de assinaturas da BRy?

Com a API de assinatura digital da BRy, o sistema da sua empresa estará preparado para realizar diversas rotinas relacionadas à certificação digital, entre elas: 

  • Geração de assinaturas digitais básicas e avançadas
  • Verificação completa de assinaturas digitais com relatórios de informações
  • Aplicação dos padrões de assinatura digital e carimbo do tempo
  • Validação de certificados digitais
  • Autenticação de usuários em aplicações com certificado digital
  • Geração de evidências e autoria
  • Gestão de histórico de listas de certificados digitais revogados
  • Controle de repositório de certificados confiáveis
  • Otimização de desempenho com tratamento de lotes de requisições

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