Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Como a integração de sistemas está otimizando os processos de assinatura digital nas empresas

Inovar é a palavra de ordem para os negócios que querem ter sucesso. Adotar tecnologias para solucionar problemas e oferecer melhores produtos ou serviços é a estratégia das empresas que se destacam do mercado.  A digitalização e assinatura digital de documentos são um ótimo exemplo disso: ao fazer a transição para a cultura paperless, as empresas conseguem reduzir custos operacionais e agilizar processos, o que impulsiona o crescimento. 

No entanto, para alcançar bons resultados, é preciso saber quais soluções fazem sentido para o contexto do negócio e qual a melhor maneira de realizar as mudanças necessárias. Nesse sentido, a integração de sistemas é uma das formas mais recomendadas de implantar tecnologias avançadas. Ela permite contar com a inteligência de especialistas e fazer uso de ferramentas complexas sem ter que investir tempo e recursos para desenvolver internamente. 

Neste artigo, vamos ver como fazer a integração de assinatura digital de documentos via API aos sistemas da empresa pode ajudar a melhorar processos e inovar. Continue lendo para saber mais. 

Qual a importância da integração de sistemas nos processos da empresa?

Quando se fala da adoção de novas tecnologias nas empresas, é preciso considerar uma série de fatores: qualidade, eficiência, custo, manutenção, facilidade de uso, impacto na rotina das equipe. 

É muito comum que, na ânsia por inovação, as empresas adotem soluções com o objetivo de otimizar processos e reduzir custos, e acabem tendo o resultado oposto. Por isso, é preciso ter cuidado ao escolher e implantar mudanças. A integração de sistemas é uma alternativa que permite incorporar novas funcionalidades aos softwares que a empresa já utiliza e aos sistemas e serviços que oferece. Isso é vantajoso por diversas razões.

Leia também: Seis casos práticos de digitalização de processos com a ajuda da tecnologia

Do ponto de vista do desenvolvimento, representa uma economia de tempo e recursos. Isso porque não é necessário criar toda a feature do zero. É preciso apenas integrar uma API, um processo muito mais rápido e simples, como veremos adiante. 

Olhando pelo lado das equipes, a integração torna o processo de adaptação à nova funcionalidade mais rápido, uma vez que todos já estão habituados com o sistema utilizado. Além disso, a produtividade é maior, pois todas as tarefas são concentradas em uma única plataforma. Por exemplo: ao integrar a assinatura digital ao sistema da empresa, não é preciso abrir outro software para realizar a assinatura ou acessar um histórico. Tudo é feito no mesmo lugar. Vamos ver mais detalhes sobre isso a seguir. 

Como a integração via API otimiza o processo de assinatura digital 

A assinatura digital é uma tecnologia que utiliza criptografia para dar validade jurídica a documentos. Ela vale da mesma forma que uma assinatura feita em papel e registrada em cartório. Com isso, as empresas podem eliminar o gasto com papéis e impressões e agilizar os processos que envolvem contratos, procurações e outros documentos. 

Saiba tudo sobre assinatura digital no nosso infográfico! 

Para assinar um documento digitalmente, é necessário ter um certificado digital e acessar um software de assinatura digital. Quando o volume de assinaturas realizadas por uma empresa – seja nos processos internos, seja de clientes – é muito grande, vale a pena investir na integração de soluções e adicionar os  recursos de certificação e assinatura digital às funcionalidades do sistema que já utiliza. 

A forma mais fácil de realizar essa integração é por meio de uma API (do inglês Application Programming Interface, traduzido como Interface de Programação de Aplicação). Ela serve como um guia, que dá instruções e cria padrões de programação que possibilita integrar softwares distintos. Assim, o sistema da sua empresa pode passar a contar com uma solução desenvolvida por especialistas na área, com segurança garantida e seguindo todas as normas da ICP-Brasil, o órgão que regula a certificação digital no país. 

Ao integrar a assinatura digital de documentos, sua equipe e/ou  clientes poderão realizar, por meio do próprio sistema, todas as rotinas de assinatura digital, entre elas a geração e verificação de assinaturas dentro dos padrões de assinatura digital. Não é necessário acessar um software externo, isso torna o trabalho mais ágil, aumenta a produtividade da equipe e é um grande diferencial para os usuários e clientes. 

Por que integrar seu sistema à API de assinaturas da BRy?

Com a API de assinatura digital da BRy, o sistema da sua empresa estará preparado para realizar diversas rotinas relacionadas à certificação digital, entre elas: 

  • Geração de assinaturas digitais básicas e avançadas
  • Verificação completa de assinaturas digitais com relatórios de informações
  • Aplicação dos padrões de assinatura digital e carimbo do tempo
  • Validação de certificados digitais
  • Autenticação de usuários em aplicações com certificado digital
  • Geração de evidências e autoria
  • Gestão de histórico de listas de certificados digitais revogados
  • Controle de repositório de certificados confiáveis
  • Otimização de desempenho com tratamento de lotes de requisições

Vantagens de fazer integração de assinatura digital via API 

A integração de assinatura digital via API é a melhor escolha para as empresas que desejam inovar. Entre as vantagens estão:

  • Transformação paperless: adequação à tendência de uso de tecnologia para solucionar problemas, digitalização e desmaterialização de documentos. Sua empresa sai na frente e ganha em competitividade no mercado. 
  • Cumprimento das normas: estar de acordo com as estratégias de compliance e obedecer as normas para assinatura digital para o seu setor. 
  • Mais eficiência: o trâmite de documentos é agilizado, a burocracia diminui e a produtividade da equipe aumenta
  • Economia: além da eliminação dos custos com papel e outros gastos com impressão, equipamentos, custódia e transporte de documentos, a escolha por integrar sistemas via API é econômica, pois dispensa uma equipe de desenvolvimento especializada dedicada apenas à certificação digital. 
  • Segurança das informações: com uma API, é possível controlar o acesso dos usuários aos dados e documentos. Logo, você tem mais controle e segurança das informações. Além disso, a própria aplicação, desenvolvida por especialistas na área, conta com a mais alta tecnologia para proteger os dados, garantindo a segurança de todo o processo de certificação e assinatura. 
  • Otimização dos sistemas: o sistema da sua empresa ganha todas as funcionalidades necessárias para realizar a assinatura de forma eficiente, com a tecnologia mais avançada, segurança e adequação às normas. Sua equipe utiliza a mesma plataforma para realizar todas as rotinas. 

Assim, fazer a integração de sistemas via API e adotar a assinatura digital nos processos da sua empresa é um caminho para inovar e obter bons resultados. Mais do que aderir a tecnologias, é preciso fazer a transição de forma inteligente e contando com os parceiros certos. Para saber mais sobre a API de assinatura digital, acompanhe nosso blog!

Darlan Vivian

Receba nossas novidades

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre certificação e assinatura digital

Não enviaremos spams :)

Comentários