Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Sistema de franquia: 5 desafios de gestão e como a tecnologia ajuda a superá-los

O sistema de franquias é uma ótima oportunidade para expansão rápida de um negócio. Ele permite ao franqueador – aquele que cede sua marca e modelo de negócios para terceiros, sendo remunerado por isso – expandir e escalar o negócio de maneira mais rápida, além de fortalecer e dar capilaridade à marca com baixo investimento próprio. Neste post, vamos ver quais são os principais desafios desse modelo e como a tecnologia de certificação digital pode ajudar. Confira!

Os desafios de gestão do sistema de franquias

Para que o sistema de franquias tenha sucesso, é preciso ter uma gestão eficiente, atenta aos acordos e com processos bem definidos. Veja quais são os principais desafios para as empresas que operam nesse modelo: 

  • Conflitos com franqueados – Um ponto delicado nas relações entre franqueador e franqueado. Há uma divisão de poderes necessária. De um lado o franqueador precisa zelar pela credibilidade, imagem e crescimento do seu negócio, e do outro lado o franqueado, que quer participar das decisões e também ter sucesso. Esse cenário muitas vezes é gerador de conflitos. Por isso, ter regras e acordos claros é fundamental.
  • Circular de Oferta de Franquia (COF) – É um documento jurídico de elaboração obrigatória, de acordo com a nova Lei da Franquia. Feito pelo franqueador, contém todas as informações comerciais, financeiras e jurídicas da empresa, e serve de base para análise do franqueado. Além de contar com informações cruciais para relação comercial saudável, é o documento mais utilizado contra ou a favor do franqueador em casos de complicações judiciais. A entrega da COF deve ser feita até 10 dias antes da assinatura do contrato, e quanto mais claras as informações no documento, menor a possibilidade de conflitos.
  • Manter a identidade e padrão da marca – Para manter os padrões definidos, o franqueador deve fazer o acompanhamento franquias, entendendo se os padrões operacionais e de atendimento estabelecidos em contrato estão sendo mantidos. O não cumprimento desses combinados, além de impactar diretamente na imagem da marca, pode gerar conflitos e até implicações judiciais.
  • Gestão de contratos – A gestão de contratos é um desafio para qualquer negócio. Envolve uma enorme burocracia: vigência de contratos, logística para assinatura, espaço para armazenamento, proteção a perdas e extravios dos documentos,  gastos em papel. Para cada franqueado, dois instrumentos que regem e protegem a relação entre as partes: a COF e o Contrato de Franquia. A questão geográfica muitas vezes também é um desafio, pois os contratos precisam “viajar” para diferentes regiões do Brasil ou até do mundo para serem assinados.
  • Segurança jurídica – Para evitar desgastes e contestações futuras, é necessário estabelecer os combinados de forma clara, de acordo com a nova Lei da Franquia. O contrato deve ser redigido da forma mais clara possível, prevendo hipóteses de multas e penalidades no caso de rescisão. Um contrato bem firmado, assinado pelas partes, garante segurança jurídica e protege franqueador e franqueado de possíveis ônus e complicações jurídicas.

Continue nos acompanhando para saber como tecnologias podem ajudar os franqueadores a superar alguns desses desafios.

O certificado digital corporativo e a assinatura de documentos eletrônicos com segurança

O certificado digital corporativo pode ajudar a transpor os desafios de gestão de contratos. Ele é um tipo de certificado digital indicado para processos internos de empresas, como é o caso dos acordos entre franqueador e franqueado. Com ele, é possível fazer a assinatura digital de documentos eletrônicos. Entre as principais vantagens estão:

Elimina o papel 

Com o certificado digital corporativo você pode promover a transformação paperless na sua franqueadora. Ele permite a autenticação segura de documentos eletrônicos. Assim, sua empresa pode desmaterializar os processos, tornando-o eletrônico desde o início e reduzindo custos com impressão, envio e armazenamento de documentos. 

Coleta de assinatura em minutos

Com tecnologias de certificação digital, a coleta de assinaturas pode ser feita em minutos, reduzindo drasticamente o tempo de abertura de franquias e economizando na tramitação de documentos. O processo é simples: basta fazer o upload do documento na plataforma, nomear a coleta, inserir e-mail das pessoas que vão assinar e definir algumas preferências. Após o início da coleta, os assinantes recebem por e-mail um link para realizar a assinatura. É rápido e prático!

Agilidade 

Economicamente viável para franqueadoras que precisam despachar os contratos para diversas localidades distantes. Os processos ficam bem mais ágeis pois não precisam contar com prazos de envio de correios ou transportadoras, além de outras logísticas que envolvem documentos em papel.

Melhora na gestão 

Fica muito mais fácil realizar a gestão dos contratos, acompanhar os processos de coleta de assinatura e vigência. Os documentos podem ser armazenados em nuvem,  com acesso fácil e rápido, e não correm o risco de perda e extravio durante o vai e vem de envio e recebimentos dos contratos. 

Conformidade jurídica 

De acordo com a Medida Provisória nº 2.200, a assinatura digital com o certificado digital corporativo confere validade jurídica aos documentos, desde que haja um acordo prévio entre as partes. Assim, os contratos ficam em compliance e têm amparo legal, protegendo franqueador e franqueado de possíveis transtornos. Além disso, a segurança jurídica nesse caso é  superior à da assinatura eletrônica simples, pois conta com a tecnologia criptográfica para atestar a autenticidade. 

Segurança das informações 

Qualquer alteração realizada no documento é identificável e invalida o documento, protegendo franqueador e franqueado de possíveis fraudes nos documentos. Também é possível utilizar o carimbo do tempo para garantir a tempestividade do contrato, fazendo um registro da data e hora confiável, assegurando a vigência do acordo. 

O certificado corporativo viabiliza a assinatura digital de documentos de processos internos das empresas. Para saber como utilizar essa tecnologia para otimizar os processos de abertura de franquias e superar os desafios de gestão de contratos, entre em contato conosco

 


Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Rafael Godinho

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *