Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Como funciona uma API de sistema de Assinatura Digital

A assinatura digital de documentos é a solução para muitos dos desafios que as empresas enfrentam no dia a dia: o vai e vem de papelada entre setores, processos burocráticos e lentos, falhas de informações em contratos, gastos com papel, armazenamento e transporte.

Apesar da digitalização dos processos já ser vista como uma mudança necessária e inevitável — quem ainda não fez a transição para a cultura paperless, fará em breve —, ela ainda gera algumas dúvidas. A principal delas é em relação à segurança e à adequação às normas dos procedimentos de certificação e assinatura digital:

  • Como garantir que os documentos serão válidos juridicamente e que as informações estejam protegidas? 
  • Como desenvolver um sistema de assinatura digital que esteja compliance com as regras e normas vigentes? 

A melhor alternativa para as empresas é, em vez de desenvolver, fazer a integração da funcionalidade de assinatura digital de documentos ao próprio sistema por meio de uma API.

Neste artigo, vamos explicar como funcionam as APIs de mercado, suas vantagens, principais funcionalidades e por que adotá-las. Acompanhe! 

API de sistema de assinatura digital: como funciona

Além das diversas APIs que já fazem parte do desenvolvimento de softwares, há muitas APIs de sistemas de assinatura digital

Considerando a complexidade do desenvolvimento, sobretudo quando é necessário ter a funcionalidade dentro da aplicação, contar com essa opção pode facilitar o processo. Mas como funcionam as APIs do mercado? 

Aqui na BRy, por exemplo, as APIs atendem aos padrões mais modernos, com: 

Na parte de arquitetura, cada uma das APIs é um microsserviço, migração que fizemos para garantir escala com resiliência e, ao mesmo tempo, a total flexibilidade de nossas soluções, inclusive para customizações.

Além disso, a BRy pensou seu ambiente para que os desenvolvedores possam começar a usar nossas APIs imediatamente, sem precisar de nós. 

Então, assim que se cadastra no BRy para Desenvolvedores, o usuário tem 10 créditos e acesso a um certificado próprio para desenvolvedores para testar as APIs BRy na sua aplicação.

6 vantagens da integração de sistemas 

1. Menor time-to-marketing e time-to-value aliados a economia de recursos

O sistema de assinatura digital está pronto, só vai precisar ser conectado ao seu próprio sistema, sem a necessidade de ter uma equipe de desenvolvedores especializada focada apenas nisso ou que conheça a solução no nível do código. 

Com  isso, você pode oferecer a funcionalidade de assinatura digital mais rápido para os usuários, enquanto o cumprimento das normas, a manutenção e a atualização do sistema são terceirizados e garantidos pelo fornecedor especializado

2. Segurança e resiliência da aplicação

Desenvolver do zero um sistema de assinatura digital, se esse não é o core business da empresa, pode ser um esforço desnecessário pela sua complexidade

É preciso estar em conformidade com a ICP-Brasil, assim como com a legislação do setor,  para garantir a segurança das assinaturas e trabalhar com criptografia avançada. 

Já adotar uma solução de terceiros pode até encurtar o caminho do desenvolvimento, porém, também pode afetar a produtividade, a segurança e a experiência do usuário. Afinal, ele vai precisar tramitar documentos entre dois sistemas manualmente.

A API de Assinatura Digital traz para seu sistema toda a segurança e adequação às normas da ICP-Brasil. A solução atende aos padrões de assinatura estabelecidos, para que sua empresa cumpra as rotinas dentro das regras sem preocupações. 

Além disso, caso haja alguma mudança na regulamentação, a manutenção é centralizada e sua empresa não precisa investir na atualização do sistema

Ao adotar a API de sistema de assinatura digital sua empresa conta com toda a expertise e confiança de um parceiro especialista em formalização digital. A BRy, por exemplo, soma 20 anos de mercado, sendo um braço tecnológico para seus parceiros.

3. Segurança da informação 

No momento de configurar a API, é possível determinar quais pessoas terão acesso a cada tipo de informação ou procedimento. Assim, você tem controle total do acesso a informações, o que colabora para o cumprimento de normas de segurança da empresa.  

Além disso, os documentos da sua empresa não trafegam para os servidores da BRy para serem assinados – apenas o hash. Isso garante que a informação não sairá dos servidores da sua organização. 

4. Sistema mais completo

Com as funcionalidades de um sistema de assinatura digital integradas, o sistema principal da organização vai concentrar todas as principais demandas dos processos

Com  isso, a solução também vai adquirir valor perante os usuários. Além de ampliar a adesão e confiança no sistema da empresa, evitando o uso de ferramentas externas, isso pode dar vazão a oportunidades de desenvolvimento de outras competências digitais. 

5. Melhor experiência do usuário

A equipe ou clientes não vão precisar acessar um outro sistema de assinatura. Toda a operação vai permanecer no sistema com que já estão habituados. Por isso, a integração proporciona um valor relevante em termos de experiência do usuário. 

Além de uma adaptação mais rápida a uma formalização digital de documentos, a solução vai aumentar a produtividade, pois tudo continuará a ser realizado dentro da mesma plataforma. 

Saiba tudo sobre Assinatura Digital! Baixe nosso infográfico

6. Vantagem competitiva

Em alguns casos, ao fazer a integração de assinatura digital por meio de API, sua empresa ganha vantagem competitiva no mercado. Isso porque estará utilizando alta tecnologia para solucionar problemas tradicionais, diminuindo a burocracia e dando fluidez aos processos.  

No caso de soluções como sistemas de gestão eletrônica de documentos, por exemplo, isso é claro. Você verá como a Selbetti conseguiu isso adiante. 

Funcionalidades de uma API para Assinatura Digital de documentos

Ao integrar a assinatura digital de documentos ao software da sua empresa, as seguintes rotinas poderão ser realizadas:

  • Geração de assinaturas digitais básicas e avançadas
  • Verificação completa de assinaturas digitais com relatórios de informações
  • Autenticação de usuários em aplicações com certificado digital
  • Otimização de desempenho com tratamento de lotes de requisições
  • Validação no longo prazo com histórico de lista de certificados revogados e repositório confiável de cadeias de certificação
  • Integração transparente com carimbo do tempo e políticas de assinatura.

Veja três maneiras em que a API do sistema de assinatura digital da BRy faz toda a diferença nos processos de uma empresa:

Como a Crefisa se beneficia da API de assinatura digital

A Crefisa queria digitalizar o arquivo das propostas para os clientes. Para isso, integrou ao sistema soluções de assinatura e carimbo do tempo para garantir a integridade e tempestividade das informações. Assim, conseguiu agilizar os processos internos e com clientes, garantir a validade jurídica e reduzir os gastos com papel em 64%. 

Leia o case completo: Como a Crefisa economiza 64% ao mês com redução de papel?

Prontmed: assinatura digital para serviços de saúde 

A Prontmed, desenvolvedora de sistema de prontuário eletrônico, queria integrar assinatura digital a suas soluções após a liberação da telemedicina, em pleno início de pandemia.

Para isso, adotou a API de Assinatura Médica da BRy, que está em conformidade com os padrões exigidos pela portaria da telemedicina do Ministério da Saúde. Assim, foi uma das primeiras do seu segmento a oferecer a assinatura digital, com a funcionalidade entregue em abril de 2020.

Leia o case completo: Como a Prontmed usou a assinatura digital para se adequar à telemedicina

Selbetti: assinatura digital integrada a GED

A Selbetti é desenvolvedora de um sistema de gestão eletrônica de documentos.  Para facilitar os processos de assinatura digital e oferecer essa funcionalidade aos clientes, a empresa adotou a API de Assinatura Digital da BRy.

Já para facilitar o redesenho do processo de emissão de diplomas digitais em instituições de ensino superior, integrou a solução API de Diploma Digital, que está em conformidade com os padrões exigidos pela portaria do MEC. 

Ao integrar a assinatura digital ao sistema GED, a Selbetti aumentou em 20% sua carteira de clientes nesta vertical em 2020, batendo a meta de R$ 10 milhões em faturamento.

Leia o case completo
Selbetti oferece plataforma mais completa para gestão de documentos

Por que fazer integração via API?

Quando se pensa em integração, é muito mais simples optar pela comunicação do sistema com soluções externas para funcionalidades secundárias de aplicações, como mapas e chatbots.

Mas quando se trata de um sistema de assinatura digital, que tem alta complexidade e criticidade para as empresas – embora também gera muito valor -, surgem muitas dúvidas sobre a confiabilidade e segurança da integração. 

Vimos acima as vantagens da integração, que são várias e comuns a toda integração desse tipo. Justamente pela criticidade e complexidade ligadas a sistemas de assinatura digital, a integração é bem-vinda. 

Mas a organização que estuda essa possibilidade deve observar dentro do possível fornecedor itens como infraestrutura, arquitetura, padrão das APIs, modalidade de pagamento e suporte, para entender se ele é confiável.  

Seu novo sistema de assinatura digital: conte com a experiência da BRy 

Softwares que têm a funcionalidade de assinatura digital integrada são mais robustos, modernos, completos, seguros e se diferenciam no mercado. 

Mas se a forma de levar a assinatura digital ao seu sistema é ainda uma dúvida, conte com um parceiro como a BRy Tecnologia, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado e desenvolve soluções de confiança. Para saber mais sobre esse assunto, assista à websérie sobre APIs, com o CTO da BRy, Cristian Moecke.

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Cristian Thiago Moecke

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *