Em uma realidade cada vez mais informatizada, a certificação digital é um passo importante para grandes empresas pouparem tempo e dinheiro. Com um e-CNPJ, empresas ganham agilidade e segurança no mundo digital, facilitando a circulação de documentos importantes de forma eletrônica.

Quer entender como o e-CNPJ traz benefícios?

O e-CNPJ funciona como um documento da empresa no mundo virtual, vinculado à pessoa jurídica através de uma chave criptográfica. Ele atesta a identidade do assinante de um documento digital, garantindo integridade, autenticidade e o não-repúdio em transações comerciais e financeiras. Com o e-CNPJ, a empresa garante uma troca de informações com sigilo e segurança.

Imagine a seguinte situação: para fechar um negócio, gera-se um contrato de 20 páginas, em três vias. Este documento precisa passar por diversos setores, onde ele é assinado pelos responsáveis, até chegar ao presidente, que dá a última canetada. Depois de todo esse processo, ainda é necessário ir ao cartório, gerando ainda mais custos, além do envio dos documentos pelo correio. No fim de toda a operação, a conta pode facilmente alcançar os três dígitos.

Se a empresa utiliza um e-CNPJ, todo esse processo é substancialmente simplificado, gerando diversos benefícios para a empresa. Corta-se o gasto com papel, impressão e envio. Poupa-se tempo com o envio do arquivo online, dispensando-se a necessidade de uma pessoa transportando os papéis entre diversos setores de uma mesma empresa.

O uso do e-CNPJ também garante mais segurança ao documento, já que atribui validade jurídica aos documentos eletrônicos, dando autenticidade aos mesmos. Os ganhos em segurança são imensos, afinal, é muito mais difícil fraudar uma assinatura digital do que uma assinatura em documento físico. E tudo isso sem precisar ir a um cartório!

A sua empresa já tem um e-CNPJ? Conte-nos as melhorias promovidas na empresa após a adoção da certificação digital.