Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Tipos de certificados digitais

Existem diversos tipos de certificados digitais, por isso você deve conhecer as especificidades de cada um para investir naquele mais adequado às suas necessidades. 

Mas seja qual for sua escolha, seus processos ficarão mais ágeis e seguros, facilitando a otimização de recursos e o aumento da produtividade. 

Com um certificado digital é possível, por exemplo, assinar digitalmente documentos eletrônicos, garantir o sigilo de seu conteúdo e proteger informações confidenciais na internet.

A adesão à certificação digital tem crescido de forma expressiva no Brasil. Até o fim de 2022, mais de 8,6 milhões de certificados digitais devem ser emitidos no país, de acordo com os números do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)

Se a previsão se confirmar, este será o novo recorde anual, superando os 7.479.763 milhões de certificados expedidos em 2021. 

Regulamentada no Brasil desde 2001 — a partir da criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil — a certificação digital se refere a um conjunto de normas, padrões técnicos e regulamentos sobre o sistema criptográfico que permite a emissão e utilização de certificados digitais. 

Também é responsável por conferir poder às Autoridades Certificadoras (ACs) — entidades responsáveis pela emissão de todos os tipos de certificados digitais.

Neste artigo, conheça as opções de certificados digitais disponíveis e descubra qual o mais indicado para as suas demandas.

Tipos de certificados digitais: a classificação da ICP-Brasil

A ICP-Brasil classifica os tipos de certificados digitais de acordo com dois critérios principais: aplicação e segurança

É preciso, portanto, analisar a necessidade dos seus processos eletrônicos para definir qual certificado digital adotar. Se suas informações têm um alto grau de criticidade, por exemplo, vale a pena investir na opção mais segura para, assim, evitar fraudes ou vazamentos.

Classificação de certificados digitais quanto à aplicação

De acordo com suas aplicações práticas, os certificados digitais são classificados como tipo A (assinatura digital), S (sigilo) ou T (timestamp).

Certificado tipo A – Assinatura digital

É o tipo de certificado mais utilizado — 99,2%  dos certificados digitais ativos no país são desse tipo

Serve para realizar assinaturas digitais em todos os tipos de documentos. Sua principal função é identificar o signatário, atestar a autenticidade da operação e confirmar a integridade do documento assinado.

Certificado tipo S – Sigilo/Confidencialidade

É utilizado para proporcionar sigilo à transação, pois permite criptografar os dados de um documento. Dessa forma, este só pode ser acessado mediante o uso de um certificado digital com autorização para fazê-lo. 

Certificado tipo T – Timestamp

Também conhecido como carimbo do tempo, é um documento eletrônico emitido por uma parte confiável, servindo como evidência para confirmar que uma informação digital existia em uma determinada data e hora no passado — o que é feito pela consulta a uma terceira fonte confiável, já que são informações que podem ser facilmente adulteradas. Com seu uso, você garante a temporalidade e a tempestividade dos documentos.

Saiba mais sobre a aplicação do carimbo do tempo:

Classificação de certificados digitais quanto à segurança

Quanto ao nível de segurança criptográfica, a ICP-Brasil agrupa os certificados digitais em dois grupos principais: A1 e as variações A3/S3/T3 — com criptografia mais complexa e, por isso, de maior proteção. 

Certificados A1

São certificados digitais de menor segurança. Utilizam chaves de 1024 bits geradas por um software armazenado no computador do usuário, acessível por login e senha. Têm validade de um ano. 

Tire todas as suas dúvidas sobre os certificados A1 no ebook:
Certificados A1: segurança e responsabilidade do titular

Certificados A3/S3/T3

São certificados com níveis mais altos de criptografia de proteção das informações e, portanto, de maior segurança. A3 é o certificado de assinatura digital, o S3 de sigilo e confidencialidade, e o T3 de carimbo do tempo. Utilizam chaves de 2048 bits e podem ter validade de até cinco anos.

Qual a diferença entre certificado digital A1 e A3?

Além do nível de segurança, a maior diferença entre os certificados digitais A1 e A3 é quanto a forma de armazenamento. 

O tipo A1 só pode ser armazenado em um computador, portanto, não têm mobilidade. O usuário precisa acessar o desktop onde o certificado foi instalado para poder assinar digitalmente seus documentos.

O certificado digital A3, por sua vez, oferece mais opções de armazenamento. Você pode armazená-lo em um smartcard ou em um token, sendo necessário apenas conectá-los a uma leitura de cartões ou porta USB, respectivamente, para utilizá-lo. 

Uma outra alternativa — ainda mais flexível e segura —, é o certificado digital na nuvem. Assim, você pode acessá-lo a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Qual certificado digital escolher?

Para saber qual certificado digital escolher é preciso verificar qual a aplicabilidade da tecnologia e se seus sistemas são compatíveis com o tipo desejado. Alguns sistemas podem apresentar restrições para uso do tipo A1 ou A3, por exemplo.

Para ajudá-lo na escolha, separamos exemplos de aplicações do certificado digital para diferentes usuários: pessoa jurídica, pessoa física e profissionais liberais.

Pessoas jurídicas

Empresas, Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempresas (ME) podem utilizar certificados digitais para diversas finalidades,  como no SPED (Sistemas Público de Escritura Digital), emissão de nota fiscal eletrônica e Conectividade Social.

Confira algumas aplicações de uso dos certificados A1 e A3 para pessoas jurídicas:

Pessoas físicas

Apesar do certificado digital não ser obrigatório para a maior parte dos casos, o seu uso otimiza tempo e dinheiro, além de aumentar o nível de segurança dos processos, como na assinatura digital de documentos. 

Ao utilizá-la nessa operação, você elimina o uso de papel e não tem mais necessidade de reconhecer firma em cartório.

O certificado digital é apenas uma das tecnologias da certificação digital. Você conhece todas? Confira no ebook: Descomplicando a certificação digital

Outros tipos de certificações digitais

Empresas podem utilizar, ainda, outras duas soluções de certificação digital: certificado de atributo e certificado digital corporativo. 

Apesar de não serem emitidas pela ICP-Brasil, ambas tecnologias podem conferir maior segurança para processos internos.

Certificado de atributos

Regulamentado desde 2012, o certificado de atributos não contém criptografia, mas reúne uma estrutura de dados com uma série de atributos ou qualificações que identificam o seu titular — como cargo, função ou profissão. 

Na prática, a solução define uma autorização para realização de atividades específicas.

Uma empresa pode adotar o certificado de atributos para controlar o acesso a documentos sigilosos, por exemplo. 

Os colaboradores que tiverem autorização para fazê-lo, devem ter um certificado digital que tenha um conjunto de informações que lhes atribuam as credenciais para o acesso.

Principais aplicações do certificado de atributos:

  • Determinar funções dentro da empresa;
  • Definir cargos de colaboradores e suas respectivas qualificações;
  • Controlar acessos;
  • Comprovar atribuições de uma pessoa física ou jurídica;
  • Identificar o status categorial do indivíduo.

Certificado digital corporativo

Assim como os certificados ICP-Brasil, o certificado digital corporativo é regulamentado desde 2001, mas só confere segurança e validade jurídica a processos internos de empresas. Para isso, é preciso que haja um acordo prévio entre as partes envolvidas.

Isso é feito no momento da emissão do certificado, onde as informações do titular — nome, e-mail e RG, por exemplo — são validadas pelo RH da própria organização, por exemplo. Assim, cria-se uma relação de confiança que permite a autenticação da mesma forma que o certificado digital ICP-Brasil.

As empresas que adotam esse tipo de certificado podem assinar digitalmente suas documentações internas, otimizando processos e o nível de segurança.

Principais benefícios do certificado digital corporativo:

  • Mais agilidade e praticidade na execução de processos internos;
  • Conformidade jurídica;
  • Segurança;
  • Solução econômica;
  • Redução do uso — e gastos — com papel.

Impulsione seus negócios com o certificado digital

A transformação digital só pode ser completa com a implantação de soluções que viabilizem processos eletrônicos com segurança e agilidade. 

Obtenha seu certificado digital para impulsionar o seu negócio. Busque uma das Autoridades Certificadoras e solicite seu certificado online. A lista completa de ACs e informações complementares podem ser acessadas no site do ITI.

Preencha o formulário abaixo para falar com um especialista da BRy Tecnologia e adquirir seu certificado digital:

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Alex Sandro da Silva Pereira

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

4 comentários sobre “Tipos de certificados digitais”

  1. OZAIR PROTO says:

    Boa noite,
    Tenho certificado A1 e tenho acessado em todos os sites do judiciário, através da plataforma PJE.
    No site do TJGo era utilizado um certificado fornecido pelo próprio tribunal, em um outro ambiente, ou seja, no Processo digital.
    Com o vencimento deste certificado no dia 18/02 passou-se a exigir o certificado particular do usuario. utilizando o meu certificado A1, eu consigo acessar no sistema (processo digital), so que quando vou assinar um documento pra enviar, aparece uma mensagem dizendo que “certificado venceu”.
    Tenho observado as instruções eles falam somente em certificado A3. Há uma diferença, entre os dois certificados?:
    Desculpe estar dirigindo a vc. mas é que os telefones do suporte não consigo falar e é muito longe pra eu ir a Goiania pra resolver isto.
    Desde já agradeço.
    Ozair Proto

    1. BRy Tecnologia says:

      Prezado Ozair,
      Certificados digitais ICP Brasil, tanto do tipo A1 quanto do tipo A3, são largamente utilizados para a realização de assinaturas digitais nos mais diversos sistemas, sejam eles da esfera pública ou privada, tendo como função identificar o assinante, atestar a autenticidade da operação e confirmar a integridade do documento assinado.
      Conforme descrito neste post, os certificados do tipo A1 tem requisitos de segurança menores e por isso possuem validade de 01 ano, enquanto os certificados do tipo A3 por possuírem requisitos de segurança mais fortes, podem ter validade de até 05 anos.
      A exigência por um dos tipos de certificados fica a critério do fornecedor do software ou do órgão mantenedor da aplicação. Recomendamos que você entre em contato com o órgão responsável para esclarecer esta situação.
      Atenciosamente,
      Suporte BRy Tecnologia

  2. Gina says:

    bom dia, o certificado digital provê ou não a confidencialidade ? alguns lugares dizem que sim outros dizem que não… agradeço se puder tirar essa grande duvida.

    1. BRy Tecnologia says:

      Prezada,
      Agradecemos pelo seu contato.
      Ao utilizar um certificado digital para realizar assinaturas digitais, o conteúdo do documento que é assinado, provê do quesito de confiabilidade (grau de fidelidade de uma informação em relação ao original). Porém o documento assinado digitalmente, não tem como restrição o quesito de confidencialidade. Confidencialidade tem como objetivo, não permitir que pessoas, entidades ou processos tenham acesso à aquela informação. Cabe ao usuário que realizou a assinatura digital certificar que o documento está devidamente guardado para que outros não tenham acesso ao documento assinado digitalmente.
      Atenciosamente,
      Equipe BRy Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *