Em sua obra O Contrato, o professor de Direito italiano Enzo Roppo define contratos como documentos que operacionalizam a circulação de riquezas, quase sinônimos de operação econômica, mas com uma acepção mais ampla. O conceito de contrato remonta ao período clássico romano. De lá para cá, muita coisa evoluiu. Atualmente, exige-se muito mais agilidade e segurança para estes tipos de documentos, e uma forma fácil de alcançar estes e outros objetivos é com a adoção da assinatura digital.
Através da tecnologia da certificação digital, consegue-se assinar documentos importantes de forma ainda mais segura do que à caneta, já que cada assinatura digital contém dados do assinante cifrados, diminuindo substancialmente a possibilidade fraudes.

Conheça 5 motivos para usar assinatura digital:

Tempo

É enorme a economia em tempo com a adoção de assinatura digital para contratos. Trabalhando com documento e assinatura digitais, poupa-se o tempo de passar o documento de mão em mão entre todas as pessoas que precisam assinar. Se isso já é uma vantagem quando todas as assinaturas precisam ser colhidas em um mesmo local, imagine a diferença quando um dos assinantes reside em outra cidade ou até mesmo em outro país.

Gastos

Contratos importantes podem ser formados por dezenas de páginas e várias vias. O gasto com papel e impressão é imenso. Somam-se a isso os gastos com cartório, traslados dos documentos e outros custos que muitas vezes não consideramos. Com a assinatura digital, todas estas despesas deixam de existir.

Sustentabilidade

A eliminação do contrato em papel também tem um impacto ambiental. A empresa ganha em sustentabilidade ao adotar documentos eletrônicos. Usando a assinatura digital, quebra-se o ciclo de gastos de madeira, água e energia para a produção do papel, que após o uso será jogado fora, gerando lixo. Há possibilidade, inclusive, da reversão em créditos de carbono para empresas que optem por este tipo de tecnologia.

Segurança

Uma assinatura à caneta é facilmente falsificada. Utilizando assinatura digital, garante-se que o assinante é mesmo aquela pessoa. Isso porque a tecnologia de certificação digital utilizada para esta finalidade leva consigo uma série de dados criptografados que indicam exatamente quem assinou o documento. Juridicamente, um documento assinado digitalmente, tem como principais atributos: não-repúdio, integridade, e autenticidade.

Gestão

Hoje já existem softwares capazes de fazer toda a gestão da coleta de assinatura de contratos. Com eles, cria-se um fluxo para otimizar o tempo gasto para colher a assinatura digital de todos os envolvidos na operação. Como alguns documentos exigem uma ordem correta de assinaturas, estes aplicativos ajudam a organizar essa ordem, enviando o contrato para cada pessoa no momento certo de forma automática.
Sua empresa já usufrui das vantagens da assinatura digital em contratos? Compartilhe sua experiência com a gente!