Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

APIs da BRy: conheça as soluções para desenvolvedores

As empresas têm buscado cada vez mais eficiência e flexibilidade por meio da digitalização de processos. E a possibilidade de assinar, autenticar e verificar documentos eletrônicos de maneira segura faz parte dessa virada. 

Para o desenvolvedor que vai viabilizar soluções como essas dentro dos sistemas da organização, contar com APIs de fornecedores especialistas é fundamental para aliar agilidade e segurança. 

Você quer saber como essas soluções funcionam? Continue lendo para conhecer as APIs da BRy e saber como elas podem ajudar a implementar a certificação digital. 

Por que utilizar uma API para integrar assinatura digital 

As APIs não são a única maneira de levar a solução de assinatura digital para os sistemas da organização. Há a opção de adotar soluções como SaaS e SDK, além de desenvolver a aplicação por conta própria. 

Diante disto, a questão é: por que utilizar uma API? Há alguns benefícios relacionados diretamente a elas, que a área técnica deve considerar em sua decisão. Confira a seguir! 

1 . Mais foco do time de TI no core do sistema da organização 

A assinatura digital é uma funcionalidade valiosa para quem a adota. O sistema tem alta criticidade e, por isso, precisa de performance e resiliência. Isso porque qualquer bug pode comprometer processos que dependem da assinatura para avançar e levar a prejuízos. 

Ao optar por uma API confiável, os desenvolvedores podem ficar tranquilos com a solução e dedicar esforço ao core do sistema da organização. 

Assim, a integração não só garante a qualidade da funcionalidade, mas também ajuda a manter a equipe focada em evoluções e melhorias que gerem valor. 

2. Evita a complexidade do desenvolvimento

A complexidade do desenvolvimento de soluções de formalização digital é outro fator que pode ser evitado com a API. 

Garantir resiliência, performance, atualizações de acordo com a legislação e segurança desses sistemas requer expertise na área. Com uma API, você tem o conhecimento de um fornecedor especialista a seu favor.

3. O investimento inicial é menor 

O investimento inicial para lançar a feature de assinatura digital no sistema será radicalmente menor com a integração via API. 

Optar por desenvolver poderá reduzir gastos no longo prazo, mas a economia virá com o ônus da internalização do desenvolvimento e sustentação do produto. 

4. Menor time-to-marketing e time-to-value 

Se o seu objetivo é entregar valor para os seus clientes no menor tempo possível, só a integração da solução pronta de um fornecedor especialista vai proporcionar isso. 

No caso das APIs da BRy, a plataforma para desenvolvedores é pensada para que eles consigam trabalhar sem a nossa ajuda. 

Além da documentação e exemplos em diversas linguagens de programação, eles podem fazer testes da API com certificados digitais específicos para essa finalidade. Com isso, a integração é rápida. Faça um teste!

5. TI entrega um sistema mais completo sem codificar

Ao optar pela API em vez de uma solução SaaS, por exemplo, a TI entrega um sistema mais completo sem esforço de desenvolvimento.  

Como vai concentrar mais funcionalidades, o sistema se tornará mais usado, garantindo a visibilidade e centralização das operações, sem apelar para soluções externas.

6. Usabilidade garantida

Com a completude do sistema, vem a maior adesão, mas não necessariamente a melhor usabilidade. 

Problemas de usabilidade são comuns em certas funcionalidades de sistemas tudo-em-um, que sempre têm pontos fortes e fracos, ou em soluções desenvolvidas internamente sem a expertise necessária para garanti-las. 

Com APIs, a usabilidade é garantida por um fornecedor especialista naquela solução. No caso das APIs da BRy, por exemplo, são 20 anos de evolução dos produtos.

A assinatura digital de documentos, por exemplo, é feita em poucos cliques. Isso leva a outro motivo pelo qual as APIs valem a pena: a equipe não vai precisar acessar um outro sistema de assinatura para fazê-la

A operação de formalização vai permanecer na solução com que o time já está habituado. 

7. Segurança total

Fornecedores sérios e experientes como a BRy garantem total segurança, atendendo a legislação vigente, oferecendo a infraestrutura de servidores adequada e utilizando tecnologia criptográfica de ponta, desenvolvida por especialistas em certificação digital.

Quanto à segurança das informações, com a API é possível configurar o acesso dos usuários aos documentos. Dessa forma, você consegue ter mais controle e saber quem acessa qual tipo de informação. 

Além disso, os documentos eletrônicos não vão trafegar dos seus servidores para os servidores da BRy para serem assinados. Só o hash – resumo criptográfico – virá.

8. Compliance automático

Com APIs sua empresa sempre estará em compliance. O fornecedor se encarrega de executar as devidas atualizações do sistema de acordo com o que é estabelecido pela ICP-Brasil e legislação vigente. 

APIs da BRy: tudo para formalização digital  

A BRy tem seis APIs que podem ser conectadas a sistemas, isoladamente ou combinadas umas com as outras, para ter a funcionalidade mais completa, segura e ágil. Conheça cada uma delas a seguir:

API de Assinatura Digital

Com API de Assinatura Digital você gera assinaturas digitais com certificado digital e carimbo do tempo. Basta clicar em um botão dentro do seu sistema. Com esta API também é possível fazer a verificação de assinaturas digitais. 

Leia também: Como funciona uma API de sistema de Assinatura Digital

API de Assinatura Médica

Ideal para serviços da área da saúde, permite a assinatura de receitas, atestados e requisição de exames – todos por meio eletrônico. 

Desta forma, os documentos médicos ficam de acordo com a Portaria MS nº 467/2020, da telemedicina, e a Lei 14.063/20, que trata de assinaturas eletrônicas em questões de saúde. 

Saiba mais: Assinatura digital para médicos: como autenticar receitas

API de Assinatura em Grupo

Para a geração de assinaturas digitais (com certificado digital), eletrônicas (sem certificado digital) e híbridas (digital + eletrônica) de múltiplas partes.

A API de Assinatura em Grupo permite cadastro de grupos de assinatura, criação de fluxo de distribuição, envio de notificações para os signatários por email e a revisão dos documentos em diversos dispositivos. 

Conheça a assinatura em grupo no BRy Cloud no vídeo abaixo:

API de Diploma Digital

Pensada para as IESs que terão de adequar o processo de emissão e registro digitais de diplomas de acordo com a Portaria MEC nº 554/2019, esta API permite a assinatura digital e carimbo do tempo.

Saiba mais: Como integrar diplomas digitais ao ERP das IESs

API de Certificado em Nuvem

Com o certificado em nuvem, é ainda mais prático fazer a assinatura digital de documentos ou a autenticação de sistemas. 

Com esta API, você faz a hospedagem de certificados digitais para usar em qualquer aplicação de assinatura digital, faz o controle de autorizações de uso do certificado digital com múltiplos fatores de autenticação e o rastreamento do histórico de uso.

Leia mais: API de certificado digital na nuvem: como funciona e quais as vantagens

API de Carimbo do Tempo

Para manter a tempestividade de documentos ao longo do tempo, esta API leva ao seu sistema a funcionalidade de registro exato e confiável de data e hora de assinatura de documentos eletrônicos.

Saiba mais: API de Carimbo do Tempo: quais as vantagens para sua empresa

BRy para desenvolvedores: seja nosso parceiro

As APIs da BRy seguem o padrão de mercado, com:

  • Arquitetura REST
  • Autenticação OAuth
  • Boa documentação e
  • Webhook.

Na parte de arquitetura, a BRy adota microsserviços. Com isso:

  • Escala recursos que precisam ser escalados, não o sistema inteiro, criando poder de performance;
  • Pode reutilizar serviços em múltiplas aplicações, customizando-os facilmente, levando aos clientes o que eles precisam; e
  • Garante resiliência maior do que no monolito, já que bugs não interrompem o sistema inteiro.

As APIs estão em múltiplas linguagens de programação. Assim que entra no BRy para Desenvolvedores, dentro do BRy Cloud, toda a documentação está acessível e cada usuário tem 10 créditos e acesso a um certificado para começar imediatamente a testar as soluções nos sistemas da organização. 

APIs da BRy: a segurança aliada à performance que os devs buscam

As APIs são parte da rotina dos desenvolvedores, mas quando se trata de assinatura digital, certificado digital e carimbo do tempo, é preciso considerar a criticidade da solução. 

Esses funcionalidades têm muitas especificidades, envolvem alta tecnologia criptográfica e devem obedecer a normas de compliance. Por isso é importante contar com parceiros confiáveis, como a BRy Tecnologia. 

Acesse o BRy Cloud para começar a testar e assista também à websérie API para Desenvolvedores, com o CTO da BRy, Cristian Moecke, para saber tudo sobre o assunto! 

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Cristian Thiago Moecke

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *