Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Software para hospitais e clínicas: por que integrar assinatura digital

O contexto da Pandemia no Brasil, em 2020, fez com que o Ministério da Saúde tomasse algumas medidas emergenciais para a prática médica e continuidade do atendimento ao cidadão. Com o objetivo de reduzir ao máximo o deslocamento e a aglomeração em busca de atendimento médico, a Portaria número 467, publicada em março de 2020, autoriza, em caráter excepcional e temporário (com grandes perspectivas de ser regulamentada), o atendimento médico à distância, a partir do uso da tecnologia. 

O Artigo 6º da mesma Portaria diz que a emissão de receitas e atestados médicos só é validada no meio eletrônico mediante uso da assinatura eletrônica, com certificados validados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Dessa forma, o Certificado Digital e a Assinatura Digital assumem papel fundamental para garantir a segurança e validação da troca de informações virtuais. 

Uma forma de tornar essa assinatura segura e ágil é integrando a assinatura digital a softwares para hospitais e clínicas. Confira neste artigo as vantagens dessa solução! 

Vantagens da assinatura digital na área de saúde

Com o crescente uso da tecnologia para diversos tipos de negócios, contratos e  transações, que estão permitindo a transformação paperless, foi preciso encontrar uma forma de autenticar arquivos no meio digital. A assinatura digital é a tecnologia que possibilita isso. Para que hospitais e clínicas possam emitir receitas, prontuários e atestados médicos eletrônicos com segurança, é necessário fazer uso dessa tecnologia.

A assinatura digital utiliza criptografia para validar documentos eletrônicos. De acordo com a Medida Provisória 2.200 de 2001, documentos eletrônicos assinados digitalmente utilizando certificado digital ICP-Brasil possuem validade jurídica. 

Veja as vantagens que essa tecnologia pode trazer para seu hospital ou clínica:

  • Segurança dos dados: Com a assinatura digital, os dados dos pacientes ficam mais seguros, pois estão protegidos por tecnologia criptográfica, garantindo a autenticidade e integridade das informações, evitando violações de laudos e receitas.
  • Redução de custos: Pesquisa da Gartner aponta que até 3% das receitas das empresas é gasta em atividades relacionadas a documentos em papel. Hospitais e clínicas podem reduzir custos com impressões de laudos e receitas, vai e vem de papéis entre as áreas, e a logística para entrega de requisições aos pacientes.
  • Facilita e agiliza processos: Permite um atendimento mais ágil aos pacientes, que não precisam se deslocar para coletar receitas médicas, por exemplo. Sem contar a quantidade de espaço de armazenamento de papéis que pode ser reduzido.
  • Conformidade jurídica: Garante a integridade e autenticidade de prontuários, receitas e atestados, cumprindo as normas para as ações de Telemedicina.

Essa integração possibilita que profissionais da saúde façam tudo dentro de uma única aplicação. Por exemplo: um médico pode fazer a consulta online na plataforma de telemedicina, registrar o prontuário, gerar e assinar receita e atestado. Tudo isso dentro de uma única plataforma.

4 vantagens de utilizar API para softwares de Telemedicina

  • Fácil implantação: com configuração simples e rápida, a integração via API facilita a inclusão da aplicação de assinatura digital ao sistema que a equipe já está habituada a utilizar.  
  • Fácil Manutenção: atualização do sistema e adequação a normas sem a necessidade de desenvolvedores especializados. 
  • Otimização de processos: além da praticidade de utilizar documentos eletrônicos, os profissionais centralizam as atividades no sistema que já estão familiarizados, facilitando as rotinas de consultas médicas e prescrições. Assim, há a redução do tempo de consulta.
  • Adequação a legislação: a API de Assinatura da BRy traz para seu software adequação às normas de assinatura digital, aprovados pela ICP-Brasil e padrões exigidos pelos órgãos regulamentadores como Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). 

Agora que você já conhece as vantagens de integrar assinatura digital ao seu software, veja na prática como a Prontmed, empresa especializada em prontuário eletrônico, usou a API de assinatura digital da BRy Tecnologia para acelerar o processo de adequação à telemedicina. Para saber como adotar essa solução no seu hospital ou clínica, entre em contato conosco!

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Rafael Godinho

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *