Mesmo que em níveis diferentes de maturidade, a transformação digital está presente em praticamente todos os setores. Muitas empresas, no entanto, ainda enfrentam dificuldades para superar certos desafios e mudar suas estruturas internas para entregar valor aos seus clientes. 

Por isso, os gestores precisam saber em quais tecnologias investir e acompanhar as tendências para, assim, inovar de forma contínua e garantir a sustentabilidade dos seus negócios.

Neste artigo, saiba quais são as tendências tecnológicas para os próximos anos e os desafios que as empresas precisam superar para se transformarem digitalmente. Acompanhe!

Transformação digital: para onde estamos indo?

A pandemia serviu como uma catalisadora da transformação digital em diversos segmentos. 

No setor industrial, por exemplo, 67% dos gestores afirmam que a pandemia acelerou seus projetos de adoção de tecnologias digitais. Estas foram aplicadas principalmente na área de TI e incluem ferramentas de trabalho colaborativo, aplicativos e portais voltados para os clientes.

Se antes as empresas estavam apenas melhorando alguns processos com uso de tecnologia — sem buscar novos modelos de negócio, mercados e fluxos de receita —, hoje o foco está na experiência digital, em grande parte apoiada pela computação em nuvem, machine learning e Inteligência Artificial (IA).  

Com isso, espera-se a redução cada vez maior do esforço manual da equipe de TI, o crescimento das análises preditivas e das operações autônomas.

Leia também: 3 pilares da transformação paperless: identificação, formalização e registro digital

Tendências da transformação digital nos próximos anos

Muitas empresas já estão em processo de transformação digital, se preparando para um mercado que irá demandar mais conectividade, produtos e serviços customizados e resposta rápida a situações não planejadas.

Veja as principais tendências para os próximos anos:

Operações autônomas

As operações que poderão ser feitas de forma automática com uso de robôs com IA, dispensando o trabalho de um operador humano. Como exemplo podemos citar o setor financeiro. Será possível qualificar um pedido de empréstimo bancário, orientar uma pessoa quanto às melhores opções de investimento e executar o que o investidor desejar. 

IA preditiva

Soluções com IA e algoritmos de machine learning podem fornecer previsões sobre diversas questões. Na área da saúde, por exemplo, essas tecnologias contribuem para os hospitais saberem a probabilidade de um paciente sofrer um evento cardíaco ou desenvolver câncer de mama.

Serviços completos de atendimento

Alguns clientes não desejam visitar presencialmente um local para acessar serviços, por isso uma forma de interação mais completa deve ser oferecida para que numa conversa via chat eles consigam tudo o que buscam. 

Machine learning e IA —  como processamento de linguagem natural e redes neurais — devem ser mais aplicadas para facilitar as interações.

Sensores avançados

Graças ao desenvolvimento de dispositivos integrados com Bluetooth e WiFi, se tornará mais simples coletar dados e monitorar situações com uso de sensores avançados. Um paciente pode ser monitorado em sua casa pelo médico de forma totalmente remota e um operador ser notificado quando um container for aberto a partir da detecção de mudança na sua temperatura.

Principais desafios da transformação digital 

Muitas empresas ainda não atingiram uma maturidade maior de transformação digital porque não superaram certos desafios, limitando-se a digitalização de poucos processos e a modernização da infraestrutura legada. 

Saiba quais desafios são esses:

  • Armazenamento e uso de dados: quando uma empresa não tem capacidade de armazenar e sistematizar todas suas informações de forma centralizada, não há como analisá-las com eficiência e melhorar o desempenho.
  • Cultura da empresa: colaboradores não alinhados a uma cultura inovadora e colaborativa não percebem a importância da transformação digital para os negócios da empresa.
  • TI: o setor de TI é essencial para a transformação digital, mas precisa dispor de pessoal competente e ferramentas eficientes para executar menos tarefas operacionais e desenvolver soluções estratégicas para os negócios.
  • Segurança digital: todos os dados e operações de uma empresa precisam estar protegidos para evitar perdas e ataques de hackers. Para você ter uma ideia, 40% das empresas não têm estratégias contra vazamento de dados.

O papel da tecnologia e inovação

Para avançar na transformação digital, as empresas precisam primeiro garantir uma completa digitalização de processos. 

Um dos passos iniciais é a adoção de tecnologias para assinar documentos eletrônicos com segurança. Além de dar mais agilidade aos processos e abrir caminho para outras inovações, a desmaterialização dos documentos contribui para uma cultura de inovação nas empresas. 

Para superar problemas de segurança digital e otimizar suas atividades online, uma estratégia eficiente é integrar uma API de Assinatura Digital ao seu sistema. Assim, você não só elimina o uso de papel, como também reduz o tempo para concluir suas tarefas.

Saiba como as soluções de certificação digital — como a assinatura digital — podem contriTransformação digital: principais tendências e desafiosbuir para a sua empresa. Baixe gratuitamente o guia “Desburocratização de processos” e descubra!