Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Inovação no setor financeiro: como bancos podem utilizar certificação digital

Quando falamos em inovação tecnológica, nem mesmo os segmentos mais tradicionais ficam de fora – e com as instituições financeiras isso não é diferente. Nos últimos anos, o setor financeiro brasileiro tem passado por um processo de remodelação. O avanço das tecnologias, o surgimento das fintechs e os movimentos dos órgãos reguladores para modernizar o mercado favoreceram a ocorrência de mudanças e melhorias nesta área.

Se hoje boa parte da população está conectada, sobretudo por meio de smartphones, nada mais natural do que a migração dos serviços financeiros para uma lógica cada vez mais digital e simplificada.

Para se ter uma ideia da urgência da digitalização das empresas do setor financeiro, a pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2020 mostra que 44% das transações bancárias foram realizadas por mobile banking – superando inclusive o internet banking.

Nesse sentido, a oferta de serviços digitais deve andar de mãos dadas com procedimentos, práticas e ferramentas que forneçam segurança tanto aos processos internos das empresas quanto às operações realizadas pelos clientes.

Neste post, veja como soluções de assinaturas e certificados digitais podem auxiliar o setor financeiro a inovar e melhorar seus serviços com foco na segurança. Acompanhe!

Inovação no setor financeiro

A chegada das fintechs ao setor financeiro promoveu uma inegável transformação, que não apenas culminou no surgimento de novas empresas, como também impulsionou o processo de inovação de instituições tradicionais. Com concorrência cada vez mais acirrada, todos os players estão em busca de somar vantagens competitivas aos seus negócios.

Essa transformação não diz respeito apenas à inovação dos processos internos das empresas. A facilidade de adesão, movimentação de contas e relacionamento com as startups de serviços financeiros ajudaram a criar uma tendência de desburocratização e simplificação no setor. Isto é, inovar com foco também no cliente.

Nesse contexto, parte significativa dessas mudanças passam pela migração do offline para o online, com uma digitalização cada vez maior das atividades, abandono do papel e adoção de plataformas digitais que facilitem a realização de operações.

Em uma nova realidade digital, foi preciso que as instituições do setor financeiro buscassem novas soluções que as ajudassem a superar a desconfiança do consumidor e garantir que todas as operações sejam feitas com total segurança – e não apenas no sentido de proteção dos dados dos clientes como também no que diz respeito à validade jurídica de documentos e transações.

Se ferramentas como Big Data Analytics, machine learning e deep learning surgem como alternativas para aprimorar os processos internos nas empresas do setor financeiro, tecnologias como assinaturas e certificados digitais, que contam com criptografia, são parte da solução para atender a essa demanda por mais praticidade e segurança.

Possibilidades da certificação digital

O certificado digital é uma tecnologia que funciona como uma identidade eletrônica para pessoas e empresas. Com ele, o usuário consegue realizar sua assinatura digital, o que confere autenticidade a transações online e dá validade jurídica a documentos eletrônicos. Tudo isso garantido por uma criptografia altamente complexa e praticamente indecifrável.

Reduzir uso de papel e desburocratizar processos

Essa tecnologia pode ser utilizada para diferentes fins, a depender da necessidade da empresa. Conheça algumas aplicações a seguir. 

A empresa de crédito pessoal Crefisa, por exemplo, buscava soluções que a permitissem reduzir o uso de papel e digitalizar suas operações envolvendo arquivos digitais, sua validade jurídica e seu armazenamento eletrônico.

Aliados a tecnologias como assinaturas digitais e carimbo do tempo, a empresa conseguiu reduzir a quantidade de papéis impressos e oferecer aos seus clientes a possibilidade de aceitar e enviar documentos em formato PDF com segurança, autenticidade e reconhecimento dos órgãos jurídicos. Outro benefício foi a redução de gastos com armazenamento e com o transporte de documentos físicos.

Dar segurança para operações digitais

Outro caso notório do uso da certificação digital no setor financeiro é o Banco Inter. Primeira empresa 100% digital do segmento, o banco planejava o lançamento do serviço de compensação digital de cheques por meio do envio de imagens.

A saída encontrada pelo Banco Inter para se adequar aos padrões exigidos pela Febraban foi a adoção da certificação digital. Novamente aliada ao carimbo do tempo, essa tecnologia permitiu à empresa validar e dar segurança jurídica à operação, além de reduzir os gastos com uso de papel.

Expandir atendimento a clientes

A Broadfactor é outra instituição financeira que inovou seus processos por meio da assinatura digital. Com foco em reduzir a vulnerabilidade e aumentar a segurança jurídica no envio e no recebimento de documentos junto aos seus clientes, a startup lançou mão da certificação digital para migrar suas operações para o meio digital e dinamizar o processo.

Com isso, a empresa conseguiu não somente expandir seu atendimento, eliminando barreiras geográficas, como também trouxe mais segurança e agilidade para seus clientes, agregando ainda mais valor a seus serviços.

Agilizar a assinatura de contratos

Há ainda outro caso de inovação no setor financeiro que merece destaque. Especializado em serviços financeiros para médias e grandes empresa, o Grupo Sifra precisava de soluções que garantissem mais agilidade e segurança à assinatura de contratos de modo a fornecer aos clientes mais mobilidade e praticidade.

Por meio do certificado digital em nuvem, a instituição melhorou a usabilidade e otimizou a experiência do cliente, permitindo a assinatura de documentos eletrônicos a partir de diferentes dispositivos, sem a necessidade de tokens, pins ou smartcards.

Esses são apenas alguns exemplos que ilustram as possibilidades da certificação digital para colaborar com o processo de inovação no setor financeiro e conferir mais segurança a operações realizadas eletronicamente.

Para saber mais sobre o assunto, acesse agora nosso e-book e entenda como o Banco Inter consegue compensar 5 mil cheques por dia para os seus clientes com uso dessa tecnologia!

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Rafael Godinho

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *