Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Como bancos e fintechs podem aumentar a segurança dos seus contratos digitais

Cada vez mais a segurança é um fator decisivo para as fintechs, sobretudo porque, em se tratando de conquistar novas fatias de mercado, elas ainda precisam superar a desconfiança de muitos consumidores, necessidade que se aplica também nos contratos digitais. 

De acordo com um estudo realizado pelo Google e reportado em matéria da revista Exame,  25% dos entrevistados não se sentem seguros em abrir uma conta-corrente digital. E, com a falta de elementos presenciais de segurança, é preciso compensá-la com ferramentas digitais de proteção, deixando o processo mais confiável para o público.

Nesse sentido, há ótimas soluções para aumentar a confiabilidade da abertura de contas à distância. Por isso, neste post vamos falar sobre como o BRy Cloud e as assinaturas digital e eletrônica fazem os contratos digitais internos e externos dos bancos mais seguros e confiáveis. Acompanhe e boa leitura!

Assinatura digital

A assinatura digital é gerada a partir do uso do Certificado Digital ICP-Brasil e a legislação brasileira garante que ela tem o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita. Em um portal de assinaturas, basta subir o documento e usar um certificado e-CPF ou e-CNPJ para realizar o processo de assinatura digital.

Nos casos em que o documento for assinado em nome de uma empresa, para a assinatura digital ter eficácia jurídica, ela precisa ser proveniente do Certificado do(s) representante(s) legal(is), mencionado(s) no contrato social ou estatuto da empresa.

Ela pode ser usada para formalizar qualquer transação no meio eletrônico, principalmente as que tenham mais riscos, como contratos de grande valor financeiro e que precisem ser armazenados por longos períodos de tempo.

Case Banco Inter

Assinatura eletrônica

Já a assinatura eletrônica é um termo mais amplo, que envolve todos os tipos de firma que usam meios eletrônicos de validação. Por exemplo: assinatura mediante senha, aquela que você usa para consolidar operações bancárias; assinatura manuscrita em tablets e smarphones e a assinatura digital. Em outras palavras, toda assinatura digital é eletrônica, mas nem toda assinatura eletrônica é digital. 

Seu uso é recomendado para casos em que não estão envolvidos grandes riscos financeiros, como financiamentos, aceites de propostas, etc.

BRy Cloud

O BRy Cloud é um portal de coleta de assinaturas voltado para empresas. Ele permite visualizar, revisar e realizar a assinatura de forma digital, colocando uma sequência de pessoas, datas limites e outras tantas configurações para tornar o processo dos contratos digitais mais seguro.

Ele é ideal para organizações que têm a necessidade de gerenciar a coleta de firmas digitais em documentos que precisam da assinatura de muitas pessoas. Possui uma interface intuitiva e fácil de usar, e é possível utilizá-lo em qualquer dispositivo, como um computador de mesa, um smartphone ou um tablet. O cadastramento de uma coleta de assinaturas pode ser realizada de forma manual ou automatizada, por meio de integração via webservice.

Acesse também: Como organizar uma coleta de assinatura digital

Além disso, o BRy Cloud permite a validação de documentos assinados, possibilitando que os participantes de um fluxo de assinaturas verifiquem a validade do documento. A ferramenta valida as assinaturas, carimbos do tempo e referências, mostrando o status ao usuário.

Em relação ao carimbo do tempo usado pelo BRy Cloud, ele serve para marcar o momento exato em que a assinatura foi coletada, também validando juridicamente o documento por longo prazo atendendo assim ao padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais definido pela ICP-BRASIL.

Como essas soluções tornam os contratos internos e externos dos bancos mais seguros e confiáveis

Soluções como o BRy Cloud e práticas como as assinaturas digital e eletrônica proporcionam ganho de tempo, além da redução dos custos e preservação do meio ambiente, uma vez que eliminam a necessidade de papel e permitem a tramitação totalmente em meios eletrônicos, tornando todo o processo de envio e armazenamento do documento mais prático e fácil.

Contudo, numa comparação entre assinatura digital e eletrônica, apenas a assinatura digital ICP-Brasil têm validade jurídica, pois são geradas a partir do Certificado ICP-Brasil e amparados pela lei MP 2.200/02, e o ônus da prova neste tipo de assinatura é sempre de quem contesta. Já a assinatura eletrônica também possui validade legal, mas ônus de provar sua veracidade em caso de contestação é da parte que produziu a assinatura. Assim, antes de escolher entre uma delas, deve-se analisar o tipo de documento e seus riscos.

Em relação ao BRy Cloud, ele permite cadastrar um fluxo de coleta de assinaturas com a definição de uma ordem específica ou não, adequando-se ao fluxo de assinaturas de cada cliente. Ele também possibilita o uso do módulo e assinatura mesmo para quem não quer se cadastrar no portal.

Além disso, ele permite o acompanhamento de todo o processo de assinaturas de forma segura e autenticada, identificando pendências e retornando o status do processo ao solicitante.

A ferramenta permite também uma integração completa com outros sistemas e aplicações, inclusive com grandes empresas, para fazer a gestão de coletas por meio de API. Grandes instituições financeiras já utilizam o BRy Cloud, por exemplo, para coletar assinaturas dos diretores e validar contratos dos clientes sem a necessidade de que os documentos sejam impressos e encaminhados fisicamente.

 

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como aumentar a segurança dos seus contratos digitais, confira este case: Como o Banco Inter consegue compensar 5 mil cheques para clientes a cada dia?

 

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

BRy Marketing

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

One thought on “Como bancos e fintechs podem aumentar a segurança dos seus contratos digitais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *