Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Por que colocar impressão digital e biometria nos processos da sua empresa

A biometria é uma tecnologia que já está presente no dia a dia da maioria das pessoas. Desde colocar a impressão digital para desbloquear o smartphone, para realizar uma operação no caixa eletrônico do banco ou até para votar durante as eleições. Há inúmeras aplicações dos sistemas biométricos que garantem agilidade e segurança na identificação. 

No contexto das empresas, é mais comum ver esse recurso sendo utilizado no ponto eletrônico ou no controle de acesso dos funcionários. Mas há muitas outras possibilidades, entre elas o certificado digital e a assinatura digital, que utilizam biometria para reforçar a segurança e veracidade dos documentos. Escritórios de contabilidade e advocacia, o setor de saúde e o financeiro, por exemplo, já saíram na frente e estão economizando e aumentando a produtividade ao adotar essas tecnologias. 

Neste artigo, vamos ver formas de implementar biometria nos processos da sua empresa e quais as vantagens. Continue lendo para saber mais. 

Biometria: muito mais do que colocar a impressão digital 

Embora a leitura da impressão digital seja uma das formas mais conhecidas, não se trata apenas disso. Por definição, a biometria é uma análise de características físicas ou comportamentais das pessoas, com o objetivo de identificá-las de forma única. 

O sistemas biométricos leem traços individuais – que podem ser impressões digitais, face, íris, retina e voz, para citar alguns exemplos – e as comparam com uma base de dados para autorizar ou negar um procedimento. Assim, a segurança da biometria está diretamente relacionada à qualidade da coleta das informações e à confiabilidade da base de dados utilizada para comparação. 

Com o uso da biometria, não é necessário conferir documentos como identidade ou CPF, e o reconhecimento se torna mais rápido e seguro. Algumas aplicações do reconhecimento biométrico nas empresas são:

Ponto eletrônico 

O relógio de ponto biométrico já é largamente utilizado nas empresas. Por meio dele, o registro de entradas e saídas é feito a partir da leitura da impressão digital. Além de ser mais prático e barato, esse sistema acaba com erros e fraudes, proporcionando maior segurança jurídica às empresas e aos funcionários. 

Controle de acesso

É outra aplicação bastante comum da biometria nas empresas. O controle de acesso pode ser feito por catracas com leitores de impressão digital ou fechaduras eletrônicas com reconhecimento facial, por exemplo. Ele pode ser aplicado tanto no acesso a empresa, quanto a áreas restritas, como arquivos ou laboratórios. Esses sistemas dispensam o uso de senhas, chaves e tags, potencializando a segurança e diminuindo os custos. 

Cadastro de clientes

Outro potencial da biometria é no cadastro e reconhecimento de clientes. Nesse caso, uma das principais vantagens para as empresas é a possibilidade de criar uma base de dados biométricos própria, que irá servir para identificar os clientes de forma mais ágil, eficaz e segura, evitando golpes e fraudes de documentos. Além disso, já há soluções disponíveis no mercado que utilizam o reconhecimento facial para identificar e personalizar o atendimento ao cliente, proporcionando uma melhor experiência. 

Certificado digital e assinatura digital

Como vimos, a biometria é uma das formas mais eficazes e seguras para a identificação de pessoas. A coleta de dados biométricos é um dos processos necessários para a obtenção de um certificado digital e para a assinatura digital

Essas tecnologias permitem a assinatura de documentos no meio digital, garantindo segurança e conformidade jurídica. Com elas, as empresas agilizam processos, reduzem gastos com papel, protegem os documentos de fraudes, aumentam a segurança e podem armazenar tudo na nuvem, facilitando o acesso e a organização. 

Baixe nosso infográfico para saber as diferenças entre certificado digital e assinatura digital. 

Embora muitas pessoas acreditem que a leitura biométrica, por si só, serve para gerar uma assinatura digital, isso não é verdade. Como mencionamos anteriormente, a verificação de uma biometria depende da segurança da coleta dos dados e da confiabilidade da base biométrica. Isso pode ser validado no momento da coleta pela entidade que realiza o processo. 

No entanto, não há como atrelar diretamente  a verificação biométrica a um documento, o que impede que a autenticidade dele seja verificada por terceiros no futuro. Isso só é possível por meio da certificação digital. Desta forma, no mundo do documento eletrônico, a biometria não substitui o certificado no momento da assinatura, mas colabora para o controle da segurança de sua emissão e/ou do seu uso. 

Além disso, a biometria pode ser usada como forma de controle adicional para liberar o uso do certificado em soluções em nuvem.  Uma outra opção, ainda, é utilizar a biometria para reforçar a validação de assinaturas eletrônicas. Embora estas não sejam tão seguras quanto as assinaturas digitais, a biometria pode colaborar para reforçar a validação de um documento assinado dessa forma. Assim, caso seja questionado judicialmente, ela ajuda a comprovar que a pessoa, de fato, fez a assinatura. 

Dados biométricos na certificação digital 

Como mencionamos anteriormente, a identificação biométrica é um dos requisitos para garantir a segurança na emissão do certificado digital. 

Para obter um certificado é necessário, além de apresentar os documentos de identificação presencialmente, fazer a coleta biométrica de quatro dedos e da face. Depois disso, os dados coletados são enviados para todos os Prestadores de Serviço de Biometria – PsBio credenciados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI para a comparação na base de dados. Assim, por meio do cruzamento das informações, é possível identificar possíveis fraudadores, evitar a emissão de certificados digitais para o mesmo CPF e que uma mesma pessoa tenha mais de um certificado, por exemplo. 

Esse procedimento é uma camada extra de segurança, uma vez que o sistema é altamente seguro e garante a autenticidade do certificado digital e das assinaturas digitais. 

Com o uso de biometria, é possível não só potencializar a segurança, mas também otimizar diversos processos. Se você quiser saber mais sobre como a tecnologia pode aumentar a produtividade e reduzir custos, acesse agora o nosso site e leia nosso blog!

Cristian Thiago Moecke

Receba nossas novidades

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre certificação e assinatura digital

Não enviaremos spams :)

Comentários