Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

7 dicas para facilitar a assinatura digital para clientes

Embora os contratos digitais estejam cada vez mais comuns, muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com o processo de assinatura digital e eletrônica. As principais desconfianças estão relacionadas à validade jurídica do documento e à segurança das informações. Facilitar a assinatura digital para clientes é, portanto, um grande desafio dos profissionais hoje em dia.

Descomplicar esse processo passa pela escolha de ferramentas intuitivas que vão guiar toda a tramitação do contrato. Especialmente nos casos em que existe a necessidade de assinatura digital/eletrônica qualificada — as quais exigem o certificado digital ICP-Brasil contar com o suporte de um software especializado faz toda a diferença na operação.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo que reúne 7 dicas práticas para ajudar você a desburocratizar o processo de assinatura digital com seu cliente. Assim, evitam-se atrasos no percurso ou desistências que impediriam a oficialização do acordo. Continue a leitura e veja como tranquilizar sua clientela! 

7 dicas descomplicar a assinatura digital para clientes

Nos casos em que a assinatura digital exige a certificação ICP-Brasil, é provável que os clientes apresentem dificuldade durante o processo, seja por não possuir certificado digital ou por não saber como utilizá-lo no momento de assinar os documentos.

É por isso que ter um bom software à disposição é tão importante. A seguir, daremos algumas dicas para facilitar essa tarefa e manter seus clientes engajados.

Nos casos em que a assinatura digital exige a certificação ICP-Brasil, é provável que os clientes apresentem dificuldade durante o processo, seja por não possuir certificado digital ou por não saber como utilizá-lo no momento de assinar os documentos.

1. Deixe claro que a tecnologia é 100% segura

O primeiro passo é eliminar quaisquer inseguranças em relação à tecnologia utilizada para a tramitação do contrato digital. É preciso escolher um software de confiança e que tenha credibilidade no mercado. Assim, o seu cliente naturalmente se sentirá mais seguro para dar continuidade ao processo.

Nesse momento, além de reforçar para ele que se trata de uma tecnologia especializada e 100% segura, procure explicar em detalhes como funciona o processo de assinatura digital e eletrônica.

Ressalte que a tecnologia é criptográfica, o que envolve diversos recursos de proteção de dados e torna esse tipo de assinatura mais segura do que no modelo manuscrito, no qual é possível fraudar os registros.

2. Explique quais são os tipos de assinatura e suas diferenças

O tipo de assinatura em questão dependerá das particularidades e exigências de cada contrato. No entanto, para deixar seu cliente mais tranquilo, vale a pena explicar cada uma delas e quais as principais diferenças. 

A assinatura eletrônica qualificada, por exemplo, envolve um nível de complexidade maior, tendo em vista a exigência do certificado digital ICP-Brasil. Você pode enviar um material educativo para ajudar seu cliente na compreensão.

3. Reforce a importância de garantir a validade jurídica

Um dos aspectos mais importantes na hora de explicar o processo de assinatura digital para clientes é a validade jurídica do contrato. Deixe claro que somente os contratos que possuem assinatura digital ou eletrônica são considerados válidos do ponto de vista judicial. 

Portanto, não existe a possibilidade de assinar manualmente o documento e digitalizá-lo, pois isso invalidaria o contrato. Reforce essa informação para o seu cliente.

Leia também: Digitalizar assinatura x assinar digitalmente: qual a diferença?

4. Crie um passo a passo com orientações

Sempre que algum tema nos deixa em dúvida, é muito mais fácil ter esclarecimento quando as orientações são claras, não é mesmo? 

Por isso, considere ter em mãos um passo a passo do processo de assinatura digital para repassar aos clientes e facilitar o entendimento. Também é importante manter-se à disposição para auxiliá-lo no que for preciso. Isso elimina as inseguranças e agiliza a oficialização do acordo.

Baixe nossos templates gratuitos e personalize o passo a passo da operação para ajudar seus clientes!

5. Se possível, dê a opção de assinatura híbrida

Pode ser que alguns clientes não tenham o certificado digital e não queiram fazer esse investimento agora. Nesses casos, é interessante ter a opção de assinatura híbrida para oferecer a eles. 

Nessa modalidade, o cliente pode manter a assinatura eletrônica simples, desde que você ou sua empresa façam a assinatura qualificada. Apenas lembre-se de observar as particularidades do contrato, pois há casos que exigem o certificado digital ICP-Brasil de todos os signatários.

6. Tenha uma empresa parceira para emissão de certificados

Falamos sobre o quanto é essencial contar com uma ferramenta especializada para que a tramitação do contrato digital aconteça com eficiência e agilidade. 

Procurar uma empresa parceira que emita certificados digitais é, portanto, a melhor solução para facilitar o processo tanto para os profissionais quanto para os clientes, especialmente nos casos que exigem o certificado digital ICP-Brasil. 

Conheça as vantagens da BRyCertificados

7. Adote uma ferramenta intuitiva e com boa usabilidade

Na hora de escolher a empresa parceira e o software que dará suporte à operação, priorize as ferramentas intuitivas e com boa usabilidade. 

Isso faz toda a diferença na experiência do seu cliente, que rapidamente se sentirá familiarizado com a tecnologia e não terá dificuldades para fazer a assinatura. Lembre-se: quanto menos burocrático for o processo, menor a chance de atritos com a clientela.

Por que contar com a ajuda da BRy Tecnologia?

A BRy Tecnologia está há mais de 20 anos no mercado brasileiro como referência em soluções para certificação, assinatura, protocolação e datação digital. 

O assinador digital BRy Signer se destaca por sua usabilidade e eficiência, possibilitando a assinatura e envio de contratos digitais de forma ágil e intuitiva.

O cliente recebe o link por e-mail através do software e basta acessá-lo para realizar a assinatura, o que economiza recursos financeiros e otimiza o tempo de todos os envolvidos no momento de firmar o contrato. 

Resumimos as principais vantagens da plataforma:

  • Possibilita diversas modalidades de assinatura (com certificado, sem certificado ou híbridas);
  • Proporciona mais segurança na operação;
  • Permite assinar mais contratos em menos tempo;
  • Favorece a produtividade das equipes;
  • Gera economia de recursos financeiros;
  • Contribui para a sustentabilidade ao dispensar o uso de papel;
  • Simplifica a gestão de contratos no escritório;
  • Oferece uma experiência diferenciada para o usuário.

Ou seja, com o BRy Signer você desburocratiza todo o processo de tramitação do contrato para o cliente final, eliminando desistências e quaisquer barreiras na hora de formalizar parcerias e negócios.

Outro diferencial é que a BRy Tecnologia disponibiliza o assinador digital também na opção whitelabel, modalidade na qual o sistema é personalizado com a marca da sua empresa. Assim, você transmite ainda mais credibilidade para o seu cliente enquanto reforça a autoridade da sua própria marca.

Se você também deseja dar esse salto de produtividade e segurança na formalização de contratos, faça um teste grátis do BRy Signer e crie uma experiência incrível para seus clientes!

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Gabriela De Rolt

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *