bry-logo-azul-pq

Profissionais liberais: por que ter certificado digital?

por BRy Marketing
publicado em 21 de outubro de 2022

Profissionais liberais como advogados, médicos, contadores e engenheiros , frequentemente precisam de certificados digitais para assinatura de contratos e outros documentos eletrônicos, acesso a serviços do governo, emissão de notas fiscais, entre outras finalidades.

Esse é o seu caso? Se você ainda está pensando se vale a pena ter um certificado digital, então chegou a esse artigo em boa hora! Trouxemos aqui as explicações de que você precisa para esclarecer suas dúvidas. Descubra agora as vantagens do certificado digital para profissionais liberais.

Profissionais liberais: por que ter um certificado digital?

Certificado digital é um documento que possui dados de uma pessoa física ou jurídica. Assim, ele permite a identificação no meio eletrônico, de forma inequívoca, garantindo segurança para validar transações online.

Médicos, advogados, engenheiros, arquitetos e contadores, por exemplo, podem ter a rotina facilitada ao assinar digitalmente contratos e demais documentos eletrônicos.

Sendo assim, é importante que esses profissionais tenham certificado digital, já que ele oferece praticidade, segurança, comodidade, economia de tempo e redução de custos operacionais. 

Além disso, para alguns documentos, como prontuários, receitas médicas e Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) emitidas por engenheiros, arquitetos e agrônomos, é exigido o certificado digital ICP-Brasil, um tipo específico de certificado que cumpre as regras da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. 

Com um certificado digital ICP-Brasil, é possível:

  • Assinar contratos, substituindo uma assinatura física;
  • Fazer transações e operações financeiras;
  • Emitir notas fiscais eletrônicas;
  • Ter acesso a serviços eletrônicos disponibilizados pelo governo;
  • Abrir, alterar e encerrar empresas perante as diversas Juntas Comerciais;
  • Realizar serviços no meio judiciário;
  • Confirmar a identidade no mundo eletrônico.

Veja também:

infográfico sobre certificado e assinatura digital

Aplicações do certificado digital para profissionais liberais

Agora que você sabe o que é um certificado digital e por que ele é importante para profissionais liberais, confira as principais aplicações dele para o seu dia a dia:

Assinatura de contratos e outros documentos eletrônicos

A assinatura com certificado digital é a forma mais segura de formalizar contratos digitais. Ela é equivalente à assinatura manual autenticada em cartório. Além de ser aceita em qualquer tipo de documento, ela não pode ser fraudada e tem validade jurídica garantida. 

Emissão de NF-e

O certificado digital possibilita emitir notas fiscais eletrônicas, eliminando a necessidade de o profissional ir pessoalmente até uma agência da Receita Estadual. Também dispensa o comprador de ter que fazer uma nota fiscal de entrada.

Desta forma, o profissional liberal precisa apenas ter cadastro na Secretaria da Fazenda do seu estado e um sistema de emissão de nota fiscal eletrônica para fazer todo o processo online.

Sendo assim, o processo é facilitado, gerando economia de recursos que seriam gastos com deslocamento e minimizando a perda de tempo e até mesmo de vendas por conta da demora da emissão.

Acesso ao portal e-CAC

O e-CAC é a sigla para Centro de Apoio ao Contribuinte, um portal que oferece inúmeros serviços da Receita Federal para pessoas físicas e jurídicas. Mas, para acessar a maioria deles, é necessário ter um certificado digital.

Com ele, é possível que o contribuinte tenha acesso a serviços como:

  • Retirar cópia de declarações;
  • Consultar intimações;
  • Incluir informações cadastrais de CPF;
  • Criar usuários no SPED;
  • Fazer declaração de imposto de renda.

Acesso nível ouro a serviços digitais do governo

O portal e-GOV permite acesso digital a diversos serviços do governo. Para isso, existem três níveis de segurança: bronze, prata e ouro, em que o ouro permite fazer qualquer serviço digital, sem restrição.

No entanto, para ter o nível ouro de segurança e validar a conta, é indispensável o certificado digital ICP-Brasil (ou biometria facial para conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral).

Leia também: [Infográfico] Advogados: passo a passo para desburocratização de procedimentos legais

Vantagens do certificado digital para profissionais liberais

Ao utilizar o certificado digital para assinar documentos e acessar serviços com segurança, os profissionais liberais têm uma série de benefícios. Veja a seguir: 

Redução de custos

Utilizando o certificado digital para as diversas atividades que citamos, os custos para realizar os serviços e cumprir as burocracias é reduzido. Como tudo pode ser feito no meio digital, não é preciso ter gastos, por exemplo, com papel, impressão, deslocamentos e autenticações.

Agilidade

Com o certificado digital, profissionais liberais podem garantir que assinaturas de contratos e documentos eletrônicos possam ser feitas de maneira muito mais rápida, otimizando o tempo para outras atividades.

Segurança

Ter segurança não apenas jurídica, mas também da tecnologia é uma das vantagens de ter o certificado digital, que oferece segurança para as transações, garantia de autoria e validade jurídica para a assinatura de documentos e contratos.

Atendimento a normas

Médicos e advogados também são beneficiados ao atenderem a normas específicas. Para médicos, o certificado digital é necessário para emitir receitas eletrônicas, assinar prontuários eletrônicos e entregar declarações à Receita. Advogados podem ter o certificado digital para acessar os sistemas dos tribunais de justiça, assinar e protocolar peças.

Como obter um certificado digital 

Para obter o seu certificado digital, siga este passo a passo:

  • Escolha uma Autoridade Certificadora (AC) da ICP-Brasil;
  • No site da AC selecionada, solicite a emissão do certificado digital de pessoa física ou jurídica;
  • Agende a validação com a Autoridade de Registro (AR);
  • O certificado ficará pronto assim que forem verificados todos os documentos e confirmada a sua identidade.

De forma simples, você pode solicitá-lo pela BRy Certificados. Emita seu certificado agora mesmo!

Quer saber mais sobre as soluções da Bry?
Preencha o formulário abaixo para falar com os nossos especialistas!

Saiba como nossas soluções geram resultado para nossos clientes:

Foto do case Com assinatura digital da BRy, Selbetti oferece plataforma mais completa de gestão de documentos e amplia sua participação no mercado
Foto do case O que a Crefisa fez para economizar 64% ao mês com redução de papéis?
Foto do case Como o Banco Inter conseguiu compensar cheques para 5 mil clientes por dia
Foto do case Como a Flex conseguiu agilizar processos internos e reduzir 30 mil folhas de papel
Foto do case Como a Broadfactor conseguiu crescer 25 vezes com auxílio da certificação digital?
Foto do case Saiba como a Prefeitura de Vitória diminui entrega de exames de 30 dias para 1 semana com tecnologia da BRy
Foto do case Como o Ministério Público Federal se integrou ao Judiciário com alto nível de segurança a partir de certificados digitais
Foto do case Como o Grupo Sifra faz 15 mil assinaturas por mês de forma digital
Foto do case Como Carimbo do Tempo garantiu mais segurança nas notificações por e-mail da FCDL/SC
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram