Uma das principais causas de absenteĆsmo, ausĆŖncia do funcionĆ”rio no ambiente de trabalho, nas empresas brasileiras Ć© a apresentação de atestados mĆ©dicos pelos colaboradores. O direito Ć© assegurado em lei, portanto, nĆ£o hĆ” problema em fazer uso deste instrumento nos casos de necessidade. A dificuldade gerencial aparece, no entanto, quando o volume de colaboradores Ć© alto e a quantidade de documentos gera acĆŗmulo de papel e demanda por espaƧo fĆsico para armazenamento. A solução passa, obrigatoriamente, pela digitalização do RH.
Se a sua empresa estĆ” tentando organizar uma forma do grupo de colaboradores enviar atestados de forma simplificada, sem a necessidade de ter que analisar folha por folha nem mantĆŖ-las numa sala de arquivo, nossos especialistas vĆ£o te ajudar. A tecnologia e a criptografia evoluĆram e chegaram ao ponto de permitir que tudo isso seja feito sem a necessidade de tramitar um papel sequer, totalmente alinhado com a cultura paperless ā cada vez mais praticada pelo mercado.
A digitalização do RH se aplica a empresas de diversos tamanhos, sobretudo as médias e as grandes. A gestão dos documentos digitais fica mais simplificada, permitindo dedicar energia e concentrar investimentos no que realmente importa para o seu negócio.
O primeiro passo para digitalizar o processo de receber e enviar atestados no RH da sua empresa Ć© contar com uma tecnologia segura para a implantação. Pouco adianta apenas digitalizar os documentos, por meio de scanner e fotos. Para ir alĆ©m e oferecer realmente que todos os processos estejam validados, uma opção Ć© contar comĀ ferramentas e tecnologias que transformam este processo analógico em um processo eletrĆ“nico mas com validade jurĆdica, como o certificado digital que torna possĆvel a assinatura digital de documentos.
Mas o primeiro pensamento que passou pela sua cabeƧa agora Ć©: como viabilizar certificados digitais para toda minha empresa? JĆ” visualizou seus colaboradores perdendo tokens por aĆ, sem mencionar o alto custo de um certificado. Agora imagina um certificado digital hospedado na nuvem, que seja compatĆvel com diversos sistemas e aplicaƧƵes e acessado de qualquer tipo de dispositivo conectado a internet, com baixo custo.Ā Sim Ć© possĆvel!
O Bry KMS oferece o armazenamento seguro de certificados digitais em nuvem. Criado para facilitar a operação cotidiana, ele oferece o acesso ao certificado e possibilita a assinatura de documentos digitais pela internet, dispensando o uso de tokens ou smartcards. As chaves criptogrĆ”ficas ficam armazenadas em um hardware seguro de alto desempenho (HSM), do mesmo nĆvel dos que sĆ£o utilizados pelas autoridades certificadoras.
Essas caracterĆsticas sĆ£o as que permitem que o Bry KMS tenha alto desempenho na operação corporativa, onde o tempo Ć© fundamental para aproveitar as melhores oportunidades, assinar milhares de documentos leva apenas alguns segundos.
AlĆ©m da hospedagem de certificados em nuvem, vocĆŖ tambĆ©m pode adotar o certificado digital corporativo,Ā que Ć© um certificado que nĆ£o segue as diretrizes hierĆ”rquicas dada Infraestrutura de Chaves PĆŗblicas Brasileira (ICP-Brasil), mas sim um regimento interno próprio. Esta modalidade de certificado Ć© prevista pelas normas da ICP-Brasil e que permite que o custo por certificado seja menor.Ā
O certificado digital corporativo permite estabelecer uma relação eficiente e transparente entre as partes envolvidas, agilizando a tramitação dos documentos e otimizando a validação. As soluções de certificação digital desenvolvidas pela Bry Tecnologia jÔ foram aplicadas em diversos segmentos, simplificando desde as rotinas no departamento de Recursos Humanos até a transmissão de informações coletadas por institutos de pesquisa em todo o Brasil.
A solução desenvolvida pela Bry Tecnologia jÔ funciona em diversas empresas do Brasil. As necessidades que ela resolve são as mais diversas, mas em se tratando da otimização dos processos relacionados a como receber, organizar, validar e enviar atestados médicos, a dinâmica é muito semelhante.
Em um dos casos, uma organização com 14 unidades operacionais no paĆs e mais de 12 mil colaboradores cadastrados desejava agilizar processos internos ā entre eles, a intermediação da contratação de funcionĆ”rios e as funƧƵes de receber e enviar atestados. Havia ainda uma preocupação de ordem econĆ“mica e ambiental: os processos de cada funcionĆ”rio consumiam, por mĆŖs, mais de 30 folhas de papel.
Desde agosto de 2019 essa situação mudou. A empresa passou a adotar o Bry KMS e integrou os certificados digitais na emissĆ£o e gestĆ£o dos documentos. Com isso, novos colaboradores comeƧaram a usar uma plataforma por meio da qual fazem o envio de todos os materiais digitalmente ā entre eles, os atestados mĆ©dicos, contratos, aviso de fĆ©rias e outros processos. A tecnologia ainda permite coletar assinaturas digitais e eletrĆ“nicas, dispensando a necessidade de deslocamento do empregado.
Resultado: o Bry KMS garantiu, por meio da digitalização do RH, mais agilidade, reduziu custos e ajudou a preservar o meio ambiente. As cerca de mil pessoas contratadas por mĆŖs gerariam o consumo total de mais de 30 mil folhas ā o que foi eliminado com a implantação da tecnologia.
Não perca mais tempo e saia na frente dos seus concorrentes. Conheça mais sobre o funcionamento dos sistemas de certificação digital, assinatura digital, carimbo do tempo e assinatura eletrÓnica por meio dos nossos conteúdos exclusivos. Não esqueça de acessar o nosso site para ver outras soluções que desenvolvemos para facilitar a rotina da sua empresa.