Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

BRy Framework: solução completa de API de assinatura digital e eletrônica

Em 2018 a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira — ICP-Brasil — emitiu um recorde de certificados digitais: foram mais de 4,4 milhões de documentos, volume 23,1% acima da quantidade registrada nos 12 meses anteriores (3,58 milhões). Os dados, que são os mais recentes disponibilizados pelo órgão, mostram a preferência que empresas e pessoas físicas têm tido sobre essa forma de validação e certificação de documentos no ambiente virtual.

Nesse período, uma série de novas aplicações passou a incorporar suporte nativo ao certificado digital e a integridade e temporalidade a indícios e logs de transações eletrônicas. Os próprios serviços baseados na computação em nuvem (cloud computing), aliás, ajudaram a tornar essa solução uma ferramenta altamente eficiente na dinâmica de tramitação de documentos. Com isso, a necessidade por recursos avançados como o BRy Framework, API de assinatura digital e eletrônica (com e sem certificados digitais) também cresceu.

Ele possui um conjunto completo de serviços voltado para operações de geração e verificação de assinaturas digitais (com certificado digital) e assinaturas eletrônicas (sem certificado digital):  controle e validação de certificados digitais, gerenciamento da solicitação de assinatura e validação de carimbos do tempo. Por meio dessas funcionalidades é possível garantir a segurança dos documentos eletrônicos.

Facilidade na integração do API de assinatura digital e eletrônica do BRy Framework

Entre as rotinas administrativas de qualquer empresa estão ações como assinatura de documentos, verificação de prazos, encaminhamentos de pedidos e atendimento de demandas. Quando feitos em papel, esses processos demoram mais do que o tempo necessário e ainda correm o risco de serem perdidos, já que uma via física do arquivo precisa ir de um lado para outro.

A partir da adoção da cultura paperless – redução do uso de papel nas empresas -, tudo isso muda: os prazos podem ser significativamente reduzidos, a segurança dos processos aumenta e a rastreabilidade de tudo o que é feito dá um salto. Para operacionalizar tudo isso, o software que você usa na sua empresa fica conectado aos serviços do BRy Framework por meio de uma conexão segura na internet e atua na automatização de rotinas que dão base à assinatura digital, à assinatura eletrônica  e à verificação de documentos assinados. Esse é o papel de uma API de assinaturas digital e eletrônica.

Entre as rotinas executadas pela plataforma, estão:

  • gestão de histórico de listas de certificados digitais revogados;
  • gerenciamento de políticas de assinatura;
  • validação de certificados digitais;
  • controle de repositório de certificados confiáveis;
  • aplicação dos padrões de assinatura digital e carimbo do tempo; 
  • coleta de evidências para aplicação da assinatura eletrônica sem certificado digital e aplicação do carimbo do tempo.

Ter acesso a uma plataforma inteira só para os processos ligados à assinatura digital, assinatura eletrônica e aos processos de carimbo do tempo é um diferencial competitivo importante para os fluxos do seu negócio.

Compliance com os principais padrões de assinatura

Para garantir a interoperabilidade e a confiança do processo de geração e verificação de assinaturas digitais com certificado digital, a ICP-Brasil define por meio de seus normativos três padrões avançados de assinatura: PAdES, CAdES e XAdES. Cada padrão possui suas características e aplicabilidade próprias e são plenamente contemplados pelo BRy Framework

Ainda possui suporte para os padrões básicos com certificado digital PDF, CMS, XMLDsig e para os padrões europeus definidos pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute). 

Para assinaturas eletrônicas sem certificado digital, o BRy Framework utiliza o carimbo do tempo que adiciona integridade e temporalidade a indícios e logs de transações eletrônicas.

A partir da tecnologia webservice disponível, é possível integrar outras tecnologias e atender múltiplas aplicações da mesma forma — em grande parte dos casos, de forma totalmente transparente para o usuário. Outra facilidade é a manutenção centralizada: quando ocorrem mudanças nas regulamentações, somente o BRy Framework precisa ser atualizado — o que dá agilidade e tranquilidade para a sua empresa pois reduz a necessidade de intervenções constantes da equipe de suporte.

Aplicação em todos os tipos de empresa

O BRy Framework não se aplica somente à grandes empresas que tenham diversos sistemas. Negócios de todos os tamanhos que precisem de API de assinatura digital e eletrônica, além de carimbo do tempo podem obter benefícios com a solução no sentido de eliminar o papel com facilidade — seja em startups ou empresas de médio e grande porte.

Caso a necessidade seja para situações mais pontuais, é possível acessar os mesmos serviços com interface web simples e amigável por meio do BRy Cloud, da BRy Tecnologia. Essa alternativa possui planos de utilização que permitem atender aos mais variados tipos de demanda de forma escalável e com excelente relação custo-benefício.

Para conhecer mais sobre essa e outras soluções de certificação digital, acesse agora o nosso blog. Também visite o nosso site para conhecer a linha completa de ferramentas que vão ajudar a escalar a produtividade da sua empresa.

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Darlan Vivian

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *