Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Como se tornar uma autoridade certificadora corporativa

Uma Autoridade Certificadora Corporativa (ACC) é uma entidade que possui a sua própria infraestrutura de chaves públicas. Isso significa que ela é responsável pela emissão e gerenciamento de todo ciclo de vida do certificado digital, que neste caso se chama certificado digital corporativo. Ao invés de seguir as diretrizes hierárquicas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), os certificados seguem um regimento interno próprio. Aplicados em situações específicas, como dentro de organizações, são um instrumento importante na disseminação do uso da assinatura eletrônica e ajudam a agilizar processos que dependem de validações no meio digital.

O certificado digital corporativo permite estabelecer uma relação eficiente e transparente entre partes envolvidas em processos burocráticos como trâmites contratuais, acelerando a circulação de documentos e otimizando a validação de informações. As soluções de certificação digital desenvolvidas pela BRy Tecnologia já foram aplicadas em diversos projetos que dependem desse tipo de validação — desde a simplificação de rotinas no departamento de Recursos Humanos de grandes empresas até a transmissão de informações coletadas por institutos de pesquisa em todo o Brasil.

O certificado traz vantagens para todos, na redução dos custos com papel, diminuição de trâmites burocráticos e, claro, aumentando a segurança das interações online. Nele estão presentes informações que permitem identificar inequivocamente o proprietário do certificado, como por exemplo: nome do responsável, CNPJ da empresa, organização empresarial, entre outros. Todos esses dados, juntamente com a chave pública, possibilitam que os envolvidos em uma transação eletrônica possam reconhecer a outra parte. .

BRy ICP é a solução para criação e gerenciamento da autoridade certificadora corporativa

Para que as empresas se transformem em autoridades certificadoras corporativas e emitam certificados digitais corporativos, é fundamental que elas tenham uma solução completa de gestão. O BRy ICP é a plataforma mais adequada.

Por meio dele é possível gerenciar todo o processo de emissão de certificados digitais (corporativos e os do tipo ICP-Brasil), desde a solicitação do certificado até o final do seu prazo de validade (data de expiração). Entre as características desta solução, estão:

  • rocesso seguro na geração do par de chaves criptográficas para os titulares dos certificados emitidos;
  • controle automático da emissão e publicação da lista de certificados revogados;
  • fácil integração com comércios eletrônicos ou módulos externos;
  • proteção da chave privada da própria autoridade certificadora corporativa por meio de módulos de segurança criptográficos (Hardware Security Module) mantendo sua integridade e de toda a cadeia de confiança;
  • processo de autenticação totalmente auditável, seguindo as diretrizes instituídas pela legislação brasileira;
  • tempo de programação e manutenção de rotinas complexas reduzido;
  • emissão de diversos tipos de certificados digitais (corporativos, ICP-Brasil), com a definição de modelos, permitindo a criação de identidades digitais ou corporativas para pessoas físicas, jurídicas e servidores web.

Como um gerenciador de autoridade certificadora corporativa funciona

Ao implantar o BRy ICP na sua organização para que ela se transforme em uma autoridade certificadora corporativa, você terá acesso à gestão completa de uma ou mais autoridades certificadoras.

As autoridades de registro (ARs) vinculadas a uma autoridade certificadora gerenciada pelo sistema efetuam a identificação e a autenticação dos solicitantes de certificado com base em dados fornecidos no formulário de solicitação e nos documentos de cada titular de certificado. Há suporte para vários tipos de certificado, que podem ser escolhidos conforme a necessidade de cada usuário.

No caso da revogação dos certificados, a ação fica registrada em uma Lista de Certificados Revogados (LCR). Esta lista é gerada automaticamente de acordo com a periodicidade configurada e é publicada em um repositório de acesso público, para consulta.

Segurança

Todos os certificados emitidos pelo BRy ICP estão em conformidade com o formato definido pelo padrão ITU X.509 ou ISO/IEC 9594-8.  O sistema suporta a emissão de certificados assinados com chaves do tipo RSA ou ECDSA, seguindo os perfis certificados de assinatura, sigilo e carimbo do tempo para o uso no âmbito da ICP-Brasil.

Agora que você conhece todos os detalhes do BRy ICP, clique aqui agora para saber como aplicar essa plataforma na sua organização.

Para conhecer outras soluções que vão otimizar processos e agilizar as rotinas da sua empresa, visite o nosso blog. No nosso site há todos os detalhes sobre a criptografia aplicada à certificação digital.

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Roberto Marinho

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *