Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

API de assinatura eletrônica: como ela pode ajudar o seu negócio a crescer mais rapidamente

Ao mesmo tempo em que uma série de processos corporativos tiveram sua tramitação transformada por meio da implantação e popularização do certificado digital, outros tantos ainda dependiam, até pouco tempo atrás, do papel pela suposta falta de uma alternativa semelhante. Em muitos casos, o custo da emissão do certificado pode não ser interessante por conta da quantidade de pessoas envolvidas, da natureza do processo ou de outras particularidades. Para todas essas operações, uma solução igualmente segura porém bem mais barata está disponível e pode ser integrada a diversos softwares por meio de uma API de assinatura eletrônica.

Diferentemente das assinaturas digitais, que precisam de um certificado digital para serem efetuadas, as assinaturas eletrônicas se baseiam na coleta de um conjunto de evidências que auxiliam no processo de prova da autoria e da tempestividade. Dessa forma, é possível gerar uma assinatura sem um certificado digital, apenas coletando informações como a geolocalização, o endereço IP do dispositivo, uma foto (selfie) e até a própria assinatura manuscrita do signatário por meio de uma caneta em um tablet, por exemplo, entre outras possibilidades.

Essa alternativa, economicamente mais interessante para alguns perfis de negócio, é regulamentada e aceita como prova conforme a medida provisória 2.200-2/2001, que prevê o uso da assinatura eletrônica desde que aceito pelas partes e da existência de meios para a comprovação da assinatura. Ou seja: admite-se o uso da assinatura eletrônica para comprovar a integridade, a autoria do documento assinado e o momento da geração da assinatura com o uso do carimbo do tempo ICP-Brasil — que pode ser integrado aos seus softwares para garantir mais segurança e agilidade nas operações.

Como usar uma API de assinatura eletrônica na empresa?

Essas três letras (API) são usadas para reduzir a expressão em inglês Application Programming Interface, que é, como a tradução permite compreender, uma interface de programação de aplicativos. É ela quem conecta e integra, a partir da atuação do time de desenvolvimento do seu negócio, bancos de dados, softwares, sistemas e aplicativos com diferentes linguagens de programação. Isso permite deixar essa etapa “transparente para o usuário”, ou seja: ele não precisa interagir com nenhuma outra solução além das quais já está acostumado para assinar eletronicamente um documento. 

O desenvolvimento da tecnologia permite que essa integração seja feita de forma simples. O fluxo de integração para a geração de uma assinatura por meio dele depende apenas de um token de acesso, que habilita o acesso ao serviço de assinatura eletrônica.

Características da plataforma

O BRy Framework atende tanto as necessidades de geração quanto verificação dos principais padrões de assinatura digital e eletrônica, de diferentes departamentos e sistemas, concentrando funcionalidades como logs para auditoria e rastreabilidade.

Dentre as características do sistema, estão:

  • fácil implantação: por meio de uma configuração rápida, é possível disponibilizar as operações da plataforma imediatamente no ambiente da sua empresa;
  • fácil manutenção: atualizações são feitas de forma automática para todas as aplicações, o que garante a validação das assinaturas a longo prazo;
  • interoperabilidade: não é necessário manter uma equipe especializada focada em certificação digital no seu negócio;
  • otimização: agiliza a operação dos aplicativos por meio da chamada de serviços criptográficos, reduzindo o tempo de programação e manutenção de rotinas complexas (como assinaturas digitais, assinaturas eletrônicas e carimbo do tempo);
  • economia: reduz custos e necessidade de mão-de-obra para garantir que as aplicações diferentes estejam de acordo com as normas de compliance vigentes da legislação brasileira;
  • velocidade: essa API de assinatura eletrônica concentra todas as demandas e funcionalidades relacionadas à assinatura, atendendo centenas de operações por segundo com o uso de caches de dados e rotinas otimizadas.

Por que integrar plataformas via API de assinatura eletrônica?

Ao investir nessa tecnologia, a sua empresa se habilita a ocupar um lugar na mesma classificação onde muitos concorrentes já estão posicionados: o das organizações que investem no desenvolvimento tecnológico, na inovação e na celeridade da execução de processos internos.

A API de assinatura eletrônica é uma conexão importante entre os diversos tipos de programas e sistemas usados no ambiente corporativo. A finalidade principal é permitir que o usuário acesse diferentes funcionalidades de dois ou mais softwares de forma simplificada, sem precisar se preocupar com conversões, otimizações ou outras mudanças de ordem técnica ou burocrática.

Esse tipo de movimento é estratégico para a rotina do seu negócio pois interfere diretamente na otimização das operações internas da empresa, que se tornam mais eficientes.

Mais do que isso, uma API de assinatura eletrônica permite que o seu negócio controle minuciosamente os acessos feitos aos softwares, o que é um ponto positivo na política de segurança da informação da companhia e favorece o cumprimento das regras de compliance. Durante a implantação, é possível definir a quais informações e tipos de documentos os colaboradores terão acesso e depois dela, monitorar de perto as tentativas de adulteração ou de uso indevido de informações.

Para conhecer mais formas de adequar as rotinas da sua empresa às estratégias de compliance, visite o nosso site que traz uma série de soluções desenvolvidas para o uso cada vez maior da certificação digital nas empresas. No nosso blog você encontra outras informações que vão ajudar você a incentivar a cultura paperless no seu negócio.

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Alex Sandro da Silva Pereira

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *