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Tecnologias de suporte ao prontuário médico eletrônico

Adotar um prontuário médico eletrônico no seu hospital ou clínica é mais simples do que se pode imaginar. A implantação deste recurso exige pouca infraestrutura tecnológica diante do grande avanço que representa para os médicos e, principalmente, para os pacientes. A implementação desta ferramenta é uma ótima ação para quem busca reduzir custos, organizar melhor o espaço de armazenamento, aumentar a segurança dos documentos e otimizar o atendimento.

O prontuário médico eletrônico agrada aos pacientes, que cada vez mais têm se preocupado com o armazenamento seguro de seus dados de saúde. Esta pesquisa realizada pela Accenture em 2016 mostrou que 70% das pessoas usuárias de serviços da saúde entrevistadas são a favor do uso do prontuário médico eletrônico. Além disso, esse recurso também facilita a adequação às normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), que determinam o armazenamento das informações médicas dos pacientes por um período mínimo de 20 anos.

A adoção do prontuário médico eletrônico é bastante simples e não requer investimentos elevados em infraestrutura. Caso sua unidade de saúde ainda não tenha implantado o prontuário médico eletrônico, listamos abaixo as tecnologias necessárias para iniciar o processo.

Começando a implantar o prontuário médico eletrônico

Para a implantação de um sistema de prontuário médico eletrônico a nível local, os computadores da unidade de saúde precisam estar interligados em rede. Para um uso mais amplo, que interligue várias unidades, é essencial o acesso à internet de alta velocidade para que aconteça a comunicação entre as diferentes unidades. Para que o sistema funcione adequadamente, é recomendável verificar se os computadores disponíveis na unidade apresentam as configurações requeridas.

Escolhendo um sistema de prontuário médico eletrônico

Após verificar se a sua unidade de saúde possui a infraestrutura básica para a implementação do prontuário médico eletrônico, é hora de procurar um sistema que atenda às suas necessidades. Defina um orçamento inicial e busque as opções baseadas nos seguintes fatores:

  • Usabilidade do sistema: é fundamental que o software seja intuitivo e não demande muito aprendizado dos colaboradores.
  • Permita que você faça um teste antes de fechar negócio;
  • Seja facilmente integrável com o sistema que já atua em sua unidade de saúde, ou ofereça outros recursos como agendamento de consultas e envio de informações para os pacientes;
  • Tenha recursos robustos de segurança e garanta que as informações de saúde dos pacientes estarão armazenadas digitalmente de forma correta.

 

Incluindo a assinatura digital no prontuário médico eletrônico

Uma ação importante para a segurança do uso do prontuário médico eletrônico é que eles sejam assinados digitalmente pelos médicos responsáveis. Dessa forma, eles terão legitimidade e autenticidade garantidas legalmente.

Para começar, você deve procurar uma autoridade certificadora de confiança (AC) vinculada ao ICP-Brasil. A lista completa de ACs credenciadas pode ser vista no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Por meio do site da AC escolhida, é possível adquirir o certificado digital e escolher entre os diversos tipos e prazos de validade.

O solicitante deve, então, ir a uma autoridade de registro (AR) para validar os dados cadastrais. A verificação presencial garante a segurança não só dos pacientes, que passarão a ser atendidos com o uso do prontuário médico eletrônico, mas também dos próprios profissionais da área da saúde, pois dificulta a possibilidade de fraudes. Com os certificados digitais prontos, você estará apto para assinar digitalmente todos os prontuários, laudos médicos e outros documentos emitidos na unidade.  

A migração dos prontuários tradicionais para o eletrônico deve ser feita em estágios. Em um hospital, com diversos setores, esse processo pode levar um bom tempo. A adoção em clínicas e postos de saúde é mais ágil, mas também requer atenção em todos os passos. O esforço é recompensado com melhorias no atendimento: desde uma recepção mais eficiente, mais facilidade nas solicitações de exames e mais segurança com os dados e arquivos dos pacientes.


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*Post oririnalmente publicado em 18/07/2016 e atualizado em 28/02/2019.

 

Sergio Roberto de Lima e Silva

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