Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Assinatura Digital em laudo médico: tendência em segurança

A medicina e o mercado da saúde são áreas que estão sendo totalmente transformadas com o desenvolvimento das tecnologias da informação (TI). A transformação é visível em consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais. Existe cada vez menos papel e arquivos físicos, e mais sistemas digitais que otimizam desde a organização de atendimentos até o arquivamento de documentos importantes. Neste contexto, é necessário prestar  atenção na segurança desses arquivos, e a assinatura digital em laudo médico pode ser um recurso de grande efetividade.

Como funciona a assinatura digital em laudo médico

A assinatura digital é uma técnica que utiliza criptografia para garantir segurança e autenticidade em documentos digitais. Quando está de acordo com os padrões da ICP-Brasil, entidade que regula o uso da certificação digital no Brasil, ela garante aos documentos digitais a mesma validade jurídica de documentos impressos em papel e autenticados em cartório.

Esta tecnologia têm sido muito importante para a organização de clínicas, laboratórios e hospitais, não só pela praticidade, mas também por questões legais. Segundo a Resolução nº 1.821/2007 do Conselho Federal de Medicina (CFM), todos os exames, incluindo laudos e exames de imagem, devem ser mantidos em guarda por 20 anos. Além disso, o Conselho especifica que a responsabilidade pelo arquivamento destes documentos é das clínicas, hospitais ou laboratórios que os emitiram.

Desde 2016, a Anvisa regulamenta o uso da assinatura digital em laudo médico para laboratórios clínicos. Por isso, esta tecnologia pode ser uma grande aliada para garantir a validade e segurança a longo prazo destes arquivos.

Na prática, todos os documentos emitidos pela instituição podem ser assinados digitalmente. Para inserir uma assinatura digital em laudo médico, é necessário que os assinantes possuam um certificado digital. Ele é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa, também conhecido como e-CPF ou e-CNPJ. Para obtê-lo, deve-se procurar uma Autoridade Certificadora, que equivale aos órgãos de emissão de documentos como o DETRAN ou a SSP.

Com os certificados digitais, é possível que cada um dos profissionais efetue a assinatura digital em laudo médico ou em qualquer outro documento importante. É possível registrar a assinatura do médico e do técnico que realizou o exame, por exemplo. Para hospitais ou clínicas maiores, com alta demanda de assinatura e arquivamento de documentos, existem soluções específicas de infraestrutura técnica em assinatura digital. Se este é o seu caso, você pode aprender mais sobre as diferentes soluções de assinatura digital neste artigo.

As vantagens da assinatura digital em laudo médico

É possível afirmar que a utilização de assinatura digital em laudo médico tem duas vantagens principais: garante a integridade dos documentos e otimiza os processos.  

Garante a integridade dos resultados, já que o resultado pode contar com a assinatura de cada um dos envolvidos no processo, desde o responsável pela coleta, o bioquímico que realizou a análise e o médico responsável. Todas essas informações contam ainda com o registro do horário em que cada etapa ocorreu.

Com as assinaturas de todos os responsáveis, também ganha-se em transparência. Como a assinatura digital em laudo médico identifica exatamente cada pessoa envolvida naquele exame, garante-se a autoria dos resultados ali apresentados.

Outro ganho é a redução de espaço físico. Com a digitalização, é possível entregar todos os resultados dos exames via internet. Fica muito mais fácil apresentar os resultados ao médico que solicitou o exame – o paciente pode levar o documento em PDF no celular, por exemplo. Isso evita os riscos de perdas e extravios do conteúdo e possibilita que a clínica ou hospital tenha melhor controle sobre os documentos arquivados.

Para resumir, vamos listar algumas das principais vantagens do uso de assinatura digital em laudo médico:

  • mais segurança nos documentos;
  • transparência;
  • redução de espaço para arquivamento de documentos físicos;
  • redução de custos;
  • otimização do processo de assinatura.

    Precisando implementar mais tecnologia em sua clínica e melhorar seu processo de assinaturas? Então, entre em contato com um de nossas especialistas e confira nossas soluções.

     

    *Post originalmente publicado em 25/07/2016 e atualizado em 28/02/2019.

     

    Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Sergio Roberto de Lima e Silva

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

4 comentários sobre “Assinatura Digital em laudo médico: tendência em segurança”

  1. Leandro says:

    Fiz um exame o laudo veio com assinatura em certificado digital porem consultei o cpf do medico que tinha assinado pelo icp e consta expirado sera q pode ter algum problema

    1. BRy Tecnologia says:

      Prezado Leandro,
      Muito obrigado pelo contato.
      Com relação ao seu questionamento, é necessário avaliar a seguinte situação:
      O certificado digital utilizado pelo médico estava válido no momento da assinatura? A verificação desta assinatura com um software de assinatura digital adequado lhe responderá se esta assinatura está válida. Recomendamos a utilização do BRy Signer Desktop, o software de assinatura digital mais completo do mercado, que pode ser baixado gratuitamente em https://signer.bry.com.br.
      Esperamos que sua dúvida tenha sido esclarecida.
      Continuamos à disposição.

  2. Cristian says:

    Olá.
    Como eu poderia obter mais informações sobre o processo, para implantação da assinatura digital em documentos e laudos emitidos por profissionais de saúde (dentistas especificamente)? Podem me ajudar?

    1. BRy Tecnologia says:

      Olá Cristian,
      Na verdade precisaríamos de mais detalhes sobre o seu cenário para lhe fornecer as informações que solicitou. O processo de implantação depende da solução escolhida para realizar a assinatura digital e essa solução depende da sua necessidade. Seria necessário saber se essa solução vai ser integrada a algum outro sistema, do volume de documentos, do número de assinantes envolvidos, se há algum padrão exigido, se os documentos serão submetidos a algum órgão e por aí vai. Se for um único dentista provavelmente apenas a instalação de um software de assinatura simples resolva seu problema, mas no caso de uma clínica ou no caso de um trâmite do documento entre diversos sistemas pode ser necessário uma solução mais robusta. De qualquer forma conte com o time comercial da BRy Tecnologia para lhe ajudar com os melhores esclarecimentos.
      Conte conosco!
      Equipe BRy Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *