A oferta de laudos médicos online é um grande avanço da tecnologia da informação (TI) ligada à saúde. Se antes o paciente tinha que se deslocar novamente ao laboratório para receber os resultados dos exames, hoje ele pode acessá-los, por meio de um login e senha fornecidos pelo laboratório, de qualquer lugar. Mas como garantir a integridade dos resultados? O uso de assinatura digital em laudo médico é uma forma de evitar fraudes.
A utilização de assinatura digital em laudo minimiza os problemas de duas formas. Por um lado, garante a integridade dos resultados, já que o resultado pode contar com a assinatura de cada um dos envolvidos no processo, desde o responsável pela coleta, o bioquímico que realizou a análise e o médico responsável. Tudo isso com o registro do horário em que cada etapa ocorreu.
Com as assinaturas de todos os responsáveis, também ganha-se em transparência. Como a assinatura digital em laudo identifica exatamente cada pessoa envolvida naquele exame, garante-se a autoria dos resultados ali apresentados.
Outro ganho é com a integridade dos documentos e a otimização dos processos. Por não precisar ser entregue em forma de documento físico, fica muito mais fácil apresentar os resultados ao médico que solicitou o exame. Isso também evita os riscos de perdas e extravios do conteúdo.
Seu laboratório já adotou a assinatura digital em laudo médico? Compartilhe com a gente as melhorias decorrentes desta mudança nos comentários!