Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Case: como a Prefeitura de Vitória utiliza o certificado digital na saúde para diminuir o prazo de entrega de exames

Você sabia que secretarias municipais já estão usando certificado digital na saúde? Quem ganha são todos os brasileiros. Afinal, não é de hoje que a burocracia ficou na ponta da língua, quando o assunto é órgão público. No Brasil, o tempo para conseguir um serviço público é de 5,5 horas — superior à média de outros países da América Latina. Isso foi o que apontou o estudo divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2018. 

Ainda segundo a pesquisa O fim dos trâmites eternos: cidadãos, burocracia e governo digital, os gastos com os procedimentos presenciais são até 40 vezes maior ao custo de um serviço informatizado. E apesar da alta burocracia, o Brasil é um dos países mais avançados nas tecnologias do setor público. Mais da metade dos procedimentos são realizados de forma online

A Prefeitura de Vitória é um dos exemplos positivos do uso da tecnologia para diminuir a burocracia e facilitar a gestão pública da saúde e a vida dos cidadãos. A Secretaria de Saúde do município conta com um sistema integrado de prontuário eletrônico do paciente (PEP digital), certificados digitais na saúde para os médicos e uma diminuição grande no prazo de entrega de exames. 


Certificado digital na saúde: integração e segurança no prontuário eletrônico do paciente

Para integrar todo o sistema e alcançar a digitalização total dos processos, a prefeitura precisava disponibilizar certificado digital para os médicos do município. Isso sem comprometer a mobilidade dos profissionais que atendem em mais de um posto de saúde, por exemplo. 

Mas sem esquecer de uma importante questão: a segurança do  prontuário eletrônico do paciente. De acordo com a Resolução CFM nº 1.639/2002, os documentos devem ser guardados por um prazo mínimo de 20 anos após a morte do paciente. Agora, imagina a quantidade de papel armazenado na Secretaria de Saúde! 

Com a utilização de soluções da BRy Tecnologia, foi possível diminuir os custos com papéis e até do prazo de entrega de exames na rede pública de saúde. A espera diminuiu de 30 dias para uma semana! Sem contar que o uso do certificado digital evitou a fraude de atestados, claro!

Quer entender melhor a utilização do certificado digital na saúde e saber todo o resultado dessa transformação paperless? Então baixe o infográfico sobre o passo a passo tomado pela Prefeitura de Vitória! 

Ah, e não é só o órgão público que pode revolucionar a sua gestão com adoção de tecnologias de certificação digital e assinatura digital. As mesmas soluções podem ser usadas em empresas de diversas áreas diferentes. E o resultado pode te surpreender!

Acesse agora o infográfico Como a Prefeitura de Vitória reduziu a entrega de exames com certificação digital!

Rafael Godinho

Receba nossas novidades

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre certificação e assinatura digital

Não enviaremos spams :)

Comentários