Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Dia Mundial da Água: o que você pode fazer para tornar sua empresa sustentável?

O que a sua empresa tem feito pelo meio ambiente? Ela gera um impacto positivo ou negativo para o planeta? Em tempos de mudança climática e crise ambiental, a sustentabilidade é mais do que uma tendência: é o novo paradigma do mundo e dos negócios. Nesse cenário, a tecnologia é a grande aliada de uma empresa sustentável. 

Desde a energia solar até a assinatura digital de documentos, a inovação tecnológica colabora para reduzir os danos causados pelos negócios ao meio ambiente. Mas, apesar dos avanços, eles ainda são muito grandes. Para ter uma ideia, faça um exercício: estime a quantidade de papel que sua empresa utiliza no período de um ano. Depois, imagine que todos os escritórios do mundo consumam o mesmo. Parece muito?

E é! Os números do The World Count mostram que só nos escritórios empresariais dos Estados Unidos são utilizadas 12,1 trilhões de folhas por ano. Agora considere que a produção de uma folha de papel A4 consome cerca de 10 litros de água, como aponta a Water Footprint Network, uma organização mundial que promove o uso sustentável da água. Fazendo esse cálculo, é possível perceber que as empresas são responsáveis por grande parte do consumo de recursos e do impacto ambiental. 

Conscientes disso, muitas delas estão investindo em sustentabilidade e aderindo à cultura paperless. Neste artigo, vamos ver como a tecnologia pode ajudar sua empresa a ser mais sustentável, começando pela redução do uso de papel. 

Dia Mundial da Água: sua empresa pode reduzir o consumo?

Alta demanda, poluição, desmatamento, crescimento desordenado de cidades, uso descontrolado. Esses são alguns fatores que geram estresse hídrico, quando a demanda por água é maior do que a disponibilidade e capacidade de renovação desse recurso em alguma localidade. De acordo com o relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019, mais de 2 bilhões de pessoas vivem em países que experimentam estresse hídrico. 

Para promover a conscientização sobre a preservação da água e colaborar para gestão sustentável desse recurso, a ONU criou em 1993 o Dia Mundial da Água, celebrado todos os anos em 22 de março. 

As empresas têm um papel fundamental na missão de controlar o uso e conter o desperdício de água. Porém, para isso, é preciso antes conhecer a pegada hídrica, ou seja, o total de água que consome – tanto diretamente, no nível operacional dos escritórios, quanto indiretamente, na obtenção de insumos para produção, quando é o caso. Mapear esse consumo e buscar soluções para eles é o primeiro passo a ser dado.  

Segundo a The World Count, 50% dos resíduos gerados por empresas no mundo é papel. Para produzir uma tonelada de papel novo são necessário de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia. Logo, reduzir – ou mesmo eliminar – o uso de papel deve ser uma das metas de qualquer empresa sustentável. 

Paperless: a tendência da desmaterialização de documentos

A transformação digital está em curso e muitas das rotinas das empresas já foram digitalizadas. Mas ainda há muita resistência quando se fala em parar de usar papel. É uma questão cultural: algumas pessoas ainda confiam mais em documentos físicos e

consideram mais seguro assinar no papel. No entanto, mudar essa mentalidade é importante se você quiser uma empresa sustentável – além de mais econômica e eficiente. 

A cultura paperless é uma tendência no mundo corporativo. Trata-se de reduzir ao máximo a quantidade de papel utilizada nas rotinas e processos dos escritórios. Mais do que digitalizar os documentos – ou seja, passar do papel para o computador -, é preciso desmaterializar os documentos, criá-los digitalmente desde o início. Somente desta forma é possível reduzir significativamente o consumo de papel. 

As vantagens disso vão além da sustentabilidade. Ser paperless é mais econômico, pois não há gastos com a compra de papel, impressão, armazenamento, transporte ou correio no trâmite de assinaturas e formalização em cartório. Também é mais eficiente, uma vez que é mais prático enviar, editar e gerenciar arquivos digitais. 

Quer um exemplo? Estimamos que uma empresa que gere 100 contratos de 10 páginas:

  • Consome 1o mil litros de água
  • Emite 6.800 Kg de CO2
  • Gera 0,5 Kg de lixo
  • Gasta R$ 136 com papel e impressão

Esse é um exemplo simples. Dependendo do caso, podem entrar nessa conta gastos com deslocamento, correios, representante legal. Tudo isso poderia ser reduzido com o uso de tecnologia. Vamos ver como a seguir?

Como usar tecnologia para tornar sua empresa sustentável

A grande preocupação das empresas que decidem desmaterializar os documentos e passar a fazer tudo digitalmente é com a segurança dos arquivos e a validade jurídica das assinaturas. O certificado digital e assinatura digital são soluções que usam alta tecnologia criptográfica para garantir a idoneidade de arquivos digitais. Com eles, é possível assinar contratos, procurações, laudos, prontuários, projetos e outros documentos e obter a mesma validade jurídica

Para saber mais, baixe o e-book “Descomplicando a certificação digital”

Empresas como a Crefisa, por exemplo, já utilizam essas tecnologias para reduzir o uso de papel, tornar os processos mais eficientes e economizar. Ela movimentava um volume de cerca de 12 milhões de papéis impressos e buscou uma solução para se tornar mais sustentável. Passou a contar com arquivos digitais para comprovação e aceite da proposta pelo cliente, acesso de opção de leitura da proposta, armazenamento eletrônico das informações e garantir juridicamente a autenticidade e integridade do documento. 

Com as soluções de certificação digital da BRy, conseguiu não só dar segurança e validade jurídicas aos documentos, mas também reduzir os gastos com papel e impressão em 64%. Saiba como a Crefisa chegou a esse resultado baixando o case completo.

Este é um exemplo de como a tecnologia pode colaborar para tornar sua empresa sustentável. É claro que, além da redução de papel, há muitas outras medidas que podem ser tomadas para reduzir o impacto ambiental negativo que seu negócio gera: ter políticas de reciclagem, dar o destino correto para cada tipo de lixo, escolher equipamentos com bom desempenho energético, utilizar fontes de energia renováveis e promover a sustentabilidade entre os colaboradores são algumas delas. 

Se quiser dar o primeiro passo e começar a reduzir o consumo de papel, acompanhe nosso blog para saber mais sobre certificação digital!

Gabriela De Rolt

Receba nossas novidades

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre certificação e assinatura digital

Não enviaremos spams :)

Comentários