bry-logo-azul-pq

Vantagens de ter parceiros na área de documento eletrônico

por BRy Marketing
publicado em 29 de junho de 2016

Muitas vezes, no momento de adotar certificação digital para entrar na área de documento eletrônico, muitas empresas se perguntam o que vale mais a pena: aproveitar a equipe de TI já existente ou buscar empresas parceiras que forneçam a solução?

Desenvolvendo internamente

Apesar da vasta documentação fornecida pelo Instituto de Tecnologia da Informação sobre a regulamentação da certificação digital envolvida na área de documento eletrônico, o desenvolvimento interno das soluções pode enfrentar vários percalços. Um mero detalhe não observado pode representar a diferença entre um documento digital com validade jurídica ou não.

Mobilizar toda a equipe de TI da empresa para desenvolver soluções em certificação digital pode garantir a solução ideal para os seus negócios, já que a equipe conhece mais profundamente as demandas e necessidades dos seus negócios.

Por outro lado, pode requerer a contratação de novos colaboradores para a equipe, além do treinamento sobre o assunto, que é muito complexo. Quando alguém da equipe é desligado da empresa e precisa ser substituído, inicia-se novamente este ciclo, que pode dificultar a elaboração das ferramentas, além de elevar os custos, já que mudanças na equipe dificultam o processo de desenvolvimento e atualização das soluções.

Buscando parceiros na área de documento eletrônico

Existem diversas empresas nacionais especializadas no desenvolvimento das mais variadas soluções de assinatura digital e carimbo do tempo, que estão sempre atualizadas com as diretrizes presentes nos DOC-ICP. Estes documentos disponibilizados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) dizem exatamente como deve ser cada componente utilizado para dar validade jurídica na área de documento eletrônico, conforme a legislação brasileira.

Ao buscar uma solução desenvolvida por uma equipe especializada, a empresa pode destinar os esforços da área de TI para outras questões essenciais aos negócios e ter a certeza de que contará com ferramentas que garantirão a integridade e segurança necessárias para trabalhar na área de documento eletrônico. Quando surgem novos padrões ou mudanças tecnológicas, o parceiro terá a nova solução pronta mais rapidamente, já que muitas vezes trabalha prevendo estas mudanças. E isso ainda é aliado à redução de gastos pela solução, já que o custo de desenvolvimento do fornecedor é diluído entre seus diversos clientes.

Sua empresa já utiliza certificação digital para a área de documento eletrônico? A solução foi desenvolvida internamente ou adquirida de parceiros?

Quer saber mais sobre as soluções da Bry?
Preencha o formulário abaixo para falar com os nossos especialistas!

Saiba como nossas soluções geram resultado para nossos clientes:

Foto do case Syngular torna-se uma das maiores ACs do país com tecnologia da Bry
Foto do case Com assinatura digital da BRy, Selbetti oferece plataforma mais completa de gestão de documentos e amplia sua participação no mercado
Foto do case O que a Crefisa fez para economizar 64% ao mês com redução de papéis?
Foto do case Como o Banco Inter conseguiu compensar cheques para 5 mil clientes por dia
Foto do case Como a Flex conseguiu agilizar processos internos e reduzir 30 mil folhas de papel
Foto do case Como a Broadfactor conseguiu crescer 25 vezes com auxílio da certificação digital?
Foto do case Saiba como a Prefeitura de Vitória diminui entrega de exames de 30 dias para 1 semana com tecnologia da BRy
Foto do case Como o Ministério Público Federal se integrou ao Judiciário com alto nível de segurança a partir de certificados digitais
Foto do case Como o Grupo Sifra faz 15 mil assinaturas por mês de forma digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram