Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Vantagens de ter parceiros na área de documento eletrônico

Muitas vezes, no momento de adotar certificação digital para entrar na área de documento eletrônico, muitas empresas se perguntam o que vale mais a pena: aproveitar a equipe de TI já existente ou buscar empresas parceiras que forneçam a solução?

Desenvolvendo internamente

Apesar da vasta documentação fornecida pelo Instituto de Tecnologia da Informação sobre a regulamentação da certificação digital envolvida na área de documento eletrônico, o desenvolvimento interno das soluções pode enfrentar vários percalços. Um mero detalhe não observado pode representar a diferença entre um documento digital com validade jurídica ou não.

Mobilizar toda a equipe de TI da empresa para desenvolver soluções em certificação digital pode garantir a solução ideal para os seus negócios, já que a equipe conhece mais profundamente as demandas e necessidades dos seus negócios.

Por outro lado, pode requerer a contratação de novos colaboradores para a equipe, além do treinamento sobre o assunto, que é muito complexo. Quando alguém da equipe é desligado da empresa e precisa ser substituído, inicia-se novamente este ciclo, que pode dificultar a elaboração das ferramentas, além de elevar os custos, já que mudanças na equipe dificultam o processo de desenvolvimento e atualização das soluções.

Buscando parceiros na área de documento eletrônico

Existem diversas empresas nacionais especializadas no desenvolvimento das mais variadas soluções de assinatura digital e carimbo do tempo, que estão sempre atualizadas com as diretrizes presentes nos DOC-ICP. Estes documentos disponibilizados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) dizem exatamente como deve ser cada componente utilizado para dar validade jurídica na área de documento eletrônico, conforme a legislação brasileira.

Ao buscar uma solução desenvolvida por uma equipe especializada, a empresa pode destinar os esforços da área de TI para outras questões essenciais aos negócios e ter a certeza de que contará com ferramentas que garantirão a integridade e segurança necessárias para trabalhar na área de documento eletrônico. Quando surgem novos padrões ou mudanças tecnológicas, o parceiro terá a nova solução pronta mais rapidamente, já que muitas vezes trabalha prevendo estas mudanças. E isso ainda é aliado à redução de gastos pela solução, já que o custo de desenvolvimento do fornecedor é diluído entre seus diversos clientes.

Sua empresa já utiliza certificação digital para a área de documento eletrônico? A solução foi desenvolvida internamente ou adquirida de parceiros?

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Sergio Roberto de Lima e Silva

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *