Antigamente documentos (contratos, petições, atestados, laudos, atas, etc.) precisavam ser impressos, assinados por várias partes e armazenados em pastas, caixas, arquivos ou grandes depósitos.

Com a adoção de sistemas e e-mails para o envio de documentos, foi necessário desenvolver uma tecnologia que fosse possível assinar esses documentos digitalmente, sem precisar imprimir, assinar, reconhecer firma, scannear e fazer o upload para o computador novamente. Foi aí que surgiu a assinatura digital!

A assinatura digital é uma tecnologia de dados criptográficos que permite assinar um documento com a mesma validade jurídica de um documento assinado em papel reconhecido em cartório.

Hoje um documento pode nascer digital, transitar de forma digital e ser armazenado de forma digital. Sem papel! Isso elimina custos com papel, impressão, despesas cartorárias, transporte e armazenagem de documentos.

Também reduz o tempo de tramitação dos documentos, já que enviar e assinar um documento pelo computador é muito mais rápido do que imprimir, ir atrás das assinaturas, reconhecer firma, enviar contrato pelo correios e etc. Uma economia enorme para as empresas e para o meio-ambiente!

Entenda como a assinatura digital pode facilitar o seu dia a dia com nosso infográfico.