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Assinar documento com certificado digital: passo a passo simples

Assinar documentos com certificado digital é algo frequente na rotina de muitos profissionais. Esse tipo de assinatura possui nível máximo de segurança. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em lidar com o processo, sobretudo tendo em vista aspectos como instalação de programas e compatibilidade de sistemas.

O BRy Signer descomplica essas etapas da assinatura eletrônica porque é uma plataforma intuitiva e que dispensa instalações. O software funciona em nuvem e necessita de apenas uma extensão no navegador para utilizar o certificado digital.

Ou seja, além de reduzir os custos associados à assinatura de documentos físicos, um assinador como o BRy Signer otimiza a rotina dos profissionais e desburocratiza o dia a dia no escritório.

Quer saber mais a respeito? Veja o passo a passo que preparamos e aprenda a assinar documento com certificado digital de um jeito simples, rápido e prático!

Como assinar documentos em PDF com certificado digital 

Contar com um assinador digital especializado é o primeiro passo para realizar assinaturas eletrônicas qualificadas de maneira ágil e 100% segura, sem a necessidade de  instalar nenhum programa. Vamos agora aos demais passos:

Obtenha o certificado digital 

Para obter um certificado digital validado pela ICP-Brasil é preciso primeiramente escolher a Autoridade Certificadora (AC) que receberá a sua solicitação. Em seguida, você preencherá um formulário eletrônico com seus dados e agendará uma validação presencial ou por videoconferência em uma Autoridade de Registro (AR).

Se o solicitante optar pela validação presencial, deverá se dirigir à AR com os documentos de identificação em mãos. Os dados biométricos são coletados e, então, dá-se continuidade ao processo. Caso haja alguma suspeita de fraude na avaliação dos dados, a emissão é interrompida.

Já a validação por videoconferência só é possível caso a pessoa solicitante tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida a partir de 2017 ou já tenha feito um certificado digital antes. Em caso positivo, os dados biométricos serão coletados por uma captura facial. Em seguida, o agente de registro autoriza a emissão do certificado digital pela AC.

Acesse um assinador digital 

Agora que você já tem o certificado digital, é hora de fazer seu cadastro no assinador BRy Signer, inserindo seus dados e realizando a verificação por e-mail

Esse processo é bem simples e intuitivo, basta acessar o www.bry.com.br/bry-signer para criar a sua conta e você já poderá utilizar a plataforma logo em seguida.

Crie e defina sua assinatura

Com o login feito, você deverá escolher os signatários e criar sua assinatura. O BRy Signer oferece 3 modalidades em relação a quem assina:

  • 1) Somente eu: quando apenas você será signatário do documento;
  • 2) Eu e outros: quando há você e outros signatários no documento;
  • 3) Somente outros: quando você não é signatário do documento, mas deseja enviá-lo para terceiros assinarem.

Selecione a modalidade desejada e adicione os dados dos signatários, que serão solicitados pela plataforma. Se desejar, defina também uma ordem para a realização das assinaturas. 

Lembre-se de selecionar também a opção de assinatura que você precisa:

  • Se a intenção é assinar documento com certificado digital ICP-Brasil, escolha a modalidade “Assinatura eletrônica qualificada”. 
  • Se deseja utilizar algum outro certificado digital, escolha a opção “Assinatura eletrônica avançada”. 
  • Se você ou outros signatários não tenham certificado digital, opte pela “assinatura eletrônica simples”. 

O BRy Signer também possibilita realizar a assinatura híbrida, na qual o mesmo documento pode conter assinatura com certificado digital e sem certificado digital. 

Faça o upload do(s) documento(s)

Com os signatários e a modalidade de assinatura definidos, é hora de fazer o upload dos documentos no BRy Signer. O sistema permite a assinatura em lote, ou seja, de vários documentos por vez. 

Mas atenção: os documentos enviados devem ser em formato PDF e ter tamanho total de até 25mb.

Feito o envio, vá na opção “posicionar assinaturas”, selecione um signatário e clique ou arraste os campos que deseja adicionar na documentação, como nome e e-mail. A plataforma permite ainda inserir selos de assinatura, rubrica personalizada, entre outros dados relevantes para a personalização do documento.

Salientamos que esses recursos não representam a assinatura em si, funcionando apenas como uma indicação gráfica para facilitar a identificação do documento assinado. A assinatura em si estará no código do arquivo.

Solicite as assinaturas necessárias

Com as assinaturas devidamente posicionadas, clique em “solicitar assinaturas” para realizar o envio automático do documento aos signatários. Eles receberão o link por e-mail e poderão realizar a assinatura de um jeito simples e rápido.

Caso você tenha definido uma ordem para as assinaturas, os e-mails serão enviados automaticamente um após o outro. Desta forma, o segundo signatário só receberá a solicitação quando o primeiro signatário concluir a assinatura, e assim por diante. 

Utilizar o certificado digital para assinar 

Após receberem o documento, basta que os signatários cliquem em “realizar assinatura” e sigam os passos para baixar a extensão da BRy Tecnologia no navegador para utilizar o certificado digital. Esse processo é rápido, simples e fundamental para garantir a segurança.

Lembramos ainda que, uma vez que a extensão for ativada, não será necessário ativá-la novamente nas próximas assinaturas. Ou seja, os processos futuros serão ainda mais ágeis. Agora é só concluir a assinatura e fazer o download do documento assinado!

Quais as vantagens de utilizar o BRy Signer?

Vimos que a forma mais segura e eficiente de assinar documento com certificado digital é contar com um assinador especializado, como o BRy Signer

Essa plataforma foi desenvolvida pela BRy Tecnologia, que atua há mais de 20 anos no mercado brasileiro como referência em soluções para certificação, assinatura, protocolação e datação digital.

Entre outras vantagens do assinador digital, destacamos sua usabilidade, eficácia e segurança nas operações. Tudo isso é fundamental para otimizar a gestão de documentos no escritório e gerar economia de recursos financeiros.

O BRy Signer dispõe ainda de uma funcionalidade extra relacionada à segurança jurídica das documentações. Trata-se do Carimbo do Tempo, um recurso que faz o registro exato da data e da hora na qual foi feita a autenticação no meio digital. Isso garante a tempestividade do documento e faz com que a assinatura se mantenha válida mesmo depois que o certificado digital expirar.

Do ponto de vista financeiro, os pacotes da BRy Signer representam o melhor custo-benefício para quem necessita fazer assinaturas digitais com frequência — com ou sem certificado ICP-Brasil. A cobrança é realizada por envio e não por assinatura, isto é, você poderá ter diversos signatários em um único documento ou assinar diversos documentos simultaneamente, pagando apenas uma vez pelo serviço.

Portanto, com o BRy Signer você desburocratiza todo o processo de assinaturas digitais e ainda otimiza seu orçamento para produzir mais gastando menos.

Se você também deseja dar esse salto de produtividade, eficiência e segurança no processo de assinatura digital qualificada, faça um teste grátis do BRy Signer e surpreenda-se com os resultados!

Veja também o passo a passo completo de como utilizar o BRy Signer para facilitar a vida do seu cliente e ganhar tempo na rotina do escritório!

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Gabriela De Rolt

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