Promo BRy Cloud Assine documentos digitais online. Simples e seguro. Experimente grátis

Certificado digital contador: o que você precisa saber?

Hoje no Brasil 524.947 profissionais de contabilidade possuem registro ativo, de acordo com dados de julho de 2022 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A partir do trabalho desses profissionais, são gerados milhões de documentos diariamente, o que mostra a importância do certificado digital para contador.

O certificado digital permite assinar digitalmente esses documentos com valor jurídico, além de garantir a possibilidade de autenticar informações com o objetivo de acessar, por exemplo, sistemas do governo com segurança.

Para ficar por dentro das vantagens de ter um certificado digital para contador e como fazer isso, preparamos este conteúdo com as principais informações que você precisa ter. É só continuar a leitura para conferir!

Certificado digital contador: por que obter o seu?

Cada dia mais utilizado, o certificado digital é um documento eletrônico que comprova a identidade de determinada pessoa física ou jurídica, permitindo que assine documentos digitalmente com validade jurídica, além de outros processos eletrônicos com segurança.

Para contadores, um certificado digital é um recurso bastante útil, uma vez que proporciona agilidade para as rotinas profissionais, aumentando a produtividade e reduzindo custos com papéis, impressões, serviços cartorários e deslocamentos necessários quando são feitas assinaturas à mão e reconhecidas em cartório, por exemplo.

Imagine a economia de tempo e de recursos financeiros que você pode ter com um certificado digital para contador, considerando que poderá assinar documentos digitalmente e acessar sistemas eletrônicos da administração pública com facilidade.

Agora que você sabe que existe essa possibilidade, entenda quais são os tipos de certificado digital para contador e qual é o mais indicado para você.

Tipos de certificado digital para contadores

Quando falamos em certificado digital para contador, existem dois tipos principais que se diferenciam pelo nível de segurança. Ambos possuem o armazenamento em nuvem, que garante a mobilidade do profissional, que não precisa se deslocar com um computador, smartcard/token ou leitor, para ter acesso. Portanto, o tipo de certificado digital que o contador precisa, vai depender da sua necessidade. 

Certificado digital A1

Esse é um tipo de certificado digital de nível de segurança mais baixo, que utiliza chaves de 1024 bits. Não permite mobilidade, uma vez que pode ser armazenado apenas em um computador. Nesse caso, o contador precisa acessar a máquina em que o certificado foi instalado para usá-lo.

Certificado digital A3

Já o certificado A3 garante mais segurança por ter um nível mais alto de criptografia e chaves de 2048 bits. Quanto ao armazenamento, permite mobilidade ao contador, podendo ficar em um smartcard ou um token, acessados por uma leitora de cartões ou porta USB, respectivamente. Sendo assim, pode ser utilizado em computadores diferentes.

A seguir, confira um resumo dos tipos de certificado digital indicados para contador:

tipos de certificado digital indicados para contadores

 

Para que serve o certificado digital?

O certificado digital pode ser muito útil no dia a dia de um contador. Confira algumas das principais aplicações para a rotina profissional:

Acessar o e-CAC

e-CAC é o nome pelo qual é mais conhecido o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Trata-se de uma plataforma da Receita Federal que oferece acesso fácil a serviços fiscais para o contribuinte, possível por meio de um certificado digital.

Dessa forma, o contador pode acessar o e-CAC em nome de seus clientes, até mesmo os que não possuem certificado digital, de acordo com a IN RFB 944/2009.

Emitir NF-e

Um certificado digital para contador é fundamental para facilitar a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e). Esse tipo de nota é exigida em grande parte dos negócios. Portanto, se o contador tiver certificado digital, pode otimizar a tarefa de emitir esses documentos para seus clientes.

Acessar o Portal SISCOMEX

SISCOMEX é a forma reduzida para se referir ao Sistema Integrado de Comércio Exterior, que atua no controle de exportações e importações no Brasil, sendo composto pelo Banco Central, pela Receita Federal e pela Secretaria de Comércio Exterior.

É no Portal SISCOMEX, cujo acesso só é possível com um certificado digital, que são registradas muitas obrigações referentes à entrada e à saída de produtos do país. Sendo assim, para esse tipo de serviço, é obrigatório que o contador tenha um certificado digital ICP-Brasil.

Enviar escriturações contábeis pelo SPED

Com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), dados fiscais e contábeis passaram a ser enviados por meio virtual. Mas, para assiná-los e repassá-los aos órgãos fiscalizadores usando essa plataforma, o contador precisa ter um certificado digital.

Assinatura digital de documentos

Além de todas essas aplicações, um certificado digital permite que o contador assine digitalmente qualquer tipo de documento com validade jurídica, o que garante ganho de produtividade no dia a dia, já que proporciona agilidade.

Como obter o certificado digital para contadores?

Agora que você conhece as vantagens de ter um certificado digital, entenda o passo a passo para obtê-lo:

  1. Procure um Agente de Registro (AR) mais próximo;
  2. Faça a validação dos dados e a coleta de biometria;
  3. Obtenha o certificado digital.

Também é possível obter um certificado digital ou renová-lo por videoconferência, desde que o usuário tenha CNH emitida após 2017 ou já tenha obtido um certificado digital anteriormente.

Você é contador e quer fazer o seu certificado digital? Então, conheça a BRy Certificados e facilite esse processo.

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Gabriela De Rolt

Inserindo as informações acima você entrará para nossa lista de contatos e poderemos lhe enviar e-mails com novidades dos nossos serviços, direcionar anúncios e promoções. Caso não queira fazer parte da nossa lista, basta se descadastrar no próprio anúncio ou no e-mail recebido.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *