Como a Prefeitura de Vitória diminuiu o prazo de entrega de exames e fraudes em atestados médicos

Vitória, capital do Espírito Santo, é uma das três ilhas-capitais do país. Contando com uma população em torno de 352 mil habitantes, é responsável por cerca de 29% do PIB estadual. Além disso, registra o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no Brasil.


Desafio

A Prefeitura de Vitória precisava disponibilizar certificado digital para os médicos do município, sem comprometer a mobilidade dos profissionais. Outra questão era a segurança dos prontuários médicos, que eram armazenados em papel e arquivados ao longo do tempo — de acordo com a Resolução CFM nº 1.639/2002, os documentos devem ser guardados por um prazo mínimo de 20 anos após a morte do paciente.

Solução BRy

Com o BRy KMS, foi possível armazenar o certificado digital dos profissionais de saúde em uma nuvem privada do Município, possibilitando a mobilidade de uso do certificado digital através de qualquer dispositivo conectado à intranet. Já o BRy Framework ajudou a simplificar a geração e verificação dos principais padrões de assinatura digital.

Resultados

A tecnologia permitiu a integração do prontuário com outros documentos do paciente e com as farmácias do município. Em 2019, a média mensal de documentos assinados digitalmente é de 390 mil — incluindo prontuários, receitas, exames e atestados. A implementação também impactou os prazos de entrega de exames, que passaram de 30 dias para uma semana. O uso da certificação digital evitou a fraude de atestados e a receita digital passou a ser utilizada nas farmácias municipais, o que previne a automedicação e permite o acompanhamento do tratamento pelo médico.


Highlights da solução

390 mil documentos assinados digitalmente

Controle do acompanhamento médico

Menos fraudes em atestados

Entrega de exames diminuiu de 30 dias para 1 semana

Integração das soluções BRy com sistema interno


Testimonials quotes image

Antes desse sistema, enfrentávamos diversos problemas como anotações ilegíveis, dificuldades no acesso aos registros em outros pontos de atendimento da rede, sub registros. Agora temos a possibilidade de ter o histórico do paciente, acompanhar a sua evolução e acessá-lo em qualquer serviço da rede. Com os dados informatizados, ficou mais fácil também pensar as ações estratégicas da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus).

Cátia Lisboa Secretária de Saúde de Vitória

Uma inovação que transformou a vida dos profissionais e dos pacientes, por gerar informações do paciente de forma precisa e completa. Isso garante ter acessos a informações como medicamentos e locais onde o paciente foi atendido e quais medidas foram tomadas. Após a utilização da assinatura digital, a capital capixaba vem economizando mais de 2 milhões de folhas por ano. Vamos inovar ainda mais, modernizando procedimentos e utilizando tecnologia, para melhorar a vida das pessoas.

Márcio Passos Secretário de Desenvolvimento de Vitória


A Prefeitura de Vitória mudou a gestão médica com a Certificação Digital.  

Você também pode transformar a gestão do seu município!
Entre em contato conosco, iremos ajudá-lo.