BRy investe na padronização de procedimentos
Considerada prioridade nessa etapa de crescimento da BRy, a documentação e implantação de procedimentos envolve todos os setores da empresa
Visando a qualidade de produtos e serviços, a BRy Tecnologia ampliou, nos últimos meses, as ações de modernização na gestão da empresa, especialmente de definição, padronização e revisão de procedimentos. Considerada prioridade nessa etapa de crescimento da BRy, a documentação e implantação de procedimentos envolve todos os setores da empresa. Como resultado, amplia a efetividade e confiança nas ações, beneficiando colaboradores, clientes, gestores e parceiros.
Um dos primeiros procedimentos implantados na BRy foi o de gerenciamento de versão de códigos. De acordo com o analista de sistemas Cristian Thiago Moecke, colaborador da BRy responsável pela documentação do procedimento, o objetivo inicial foi padronizar esse processo entre a equipe de desenvolvimento da empresa. “Documentamos como utilizar as ferramentas de versionamento de código de maneira padronizada e eficiente, para obter o melhor resultado e evitar conflitos. O procedimento evita problemas do dia a dia como conflitos entre diferentes modificações de código, facilita rotinas de desenvolvimento e acelera as atividades”, afirma o analista.
Além de definir regras e formalizar as ações, a documentação e implantação do procedimento também é importante para o processo de inovação interna da empresa. Durante a análise da atividade e a formatação do procedimento, o processo é constantemente avaliado. “Ao elaborar o procedimento e implantá-lo, foi possível identificar melhorias e adaptações nos processos, o que nos permitiu sugerir mudanças e novas práticas que irão contribuir para ampliar ainda mais a qualidade do resultado do desenvolvimento”, destaca Cristian. Todos os novos projetos iniciados na BRy já estão adotando o procedimento de gerenciamento de versão de códigos.
Além do desenvolvimento, outros setores da BRy estão documentando seus procedimentos, até o momento, são 109 listados. De acordo com a analista de qualidade da BRy Talita Curbeti Moritz, a padronização dos procedimentos envolve todas as áreas da empresa. “Foram identificadas pessoas chaves nos setores para escreverem os procedimentos prioritários. Após a redação, o procedimento é avaliado pela qualidade primeiramente que verifica a aderências as diretrizes da ISO e quando trata-se da área técnica a conformidade com a Melhoria do Processo de software (MPS.BR). Depois, é submetido para aprovação da diretoria e em seguida, compartilhado com toda a empresa”., explica Talita.